quarta-feira, 2 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... HELENA SOARES SILVA

Agradecemos à autora HELENA SOARES SILVA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

Dedico-me a todos os géneros (poesia. Prosa e contos). Tenho, apesar de isso, uma maior apetência pela poesia e prosa poética. É uma forma de libertação e usar as letras em função dos sentidos.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Há quem diga que a vida de quem escreve é solitária… Não, a pandemia não alterou a minha rotina diária, no que diz respeito à escrita.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Tenho a sorte de viver no campo. O contacto com a natureza é o bastante para continuar com os meus projectos. Mesmo com toda esta terrível situação saúde a nível mundial, terminei três desses meus projectos (um de contos e dois romances).

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

Tive um hiato bastante grande na escrita. Comecei desde muito jovem, mas as circunstâncias da vida fizeram com que interrompesse essa minha paixão. Mas fico extremamente feliz por ter retomado.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Penso que estas novas atividades virtuais trazem algo de muito positivo, tanto a nível de conhecimento de novos autores como na divulgação dos seus trabalhos.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

O contacto presencial é muito importante, mas há que se adaptar a uma nova realidade que passa pelo virtual. Um excelente complemento. Uma ponte para novas ideias. Uma diversidade de conhecimento.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria

Tudo tem a sua razão de ser. Não há que fugir ao que nos está destinado.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou

É-me impossível apontar m único livro que me tenha inspirado. Ao longo da nossa existência vamos conhecendo autores e obras que em determinadas fases da nossa vida nunca teríamos lido ou mostrado qualquer vontade de descobrir. Todos eles nos inspiram de uma forma diferenciada.

9 - Quem é Helena Soares Silva no reflexo do espelho?

Espelho meu, espelho meu… A realidade crua, mas vejo-me como uma pessoa que ainda acredita em utopias e na vida.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Porque escreve? Porque estendo as asas ao sonho e liberto todas as amarras que tentam aprisionar o pensamento.


Helena Soares Silva nasceu em Dili, Timor-Leste, no ano de 1962, e reside no concelho do Cadaval (Casais do Peral).

Foi atleta durante toda a sua juventude, tendo sofrido várias lesões que a viriam condicionar. Dedicou-se à escrita desde muito cedo, mas só depois de se reformar da função pública viria a retomar esta sua forma de arte.

Depois de ter abraçado a poesia como uma paixão, participou em alguns concursos nos E.U.A., obtendo três distinções "Editor's Choice 2007", cujos textos seriam publicados na coletânea "Immortal Verses".

Em 2011, publicou o seu primeiro livro de poesia, intitulado "Do Outro Lado". Em 2012, segue-se "Véus/Veils" (em português e inglês), com poesia dedicada à Luta pelos Direitos da Mulher. Em 2013, publicou um e-book intitulado "O Voo de Íris" e a sua primeira novela, "Tobias e as Águas Claras".

Em 2019, publica outro e-book, "Os Crocodilos Têm Memória", conto dedicado à sua terra natal, Timor-Leste, bem como o livro de poesia "Noites Brancas".

2 comentários:

  1. Excelente entrevista. Gostei mesmo. A poesia na mão da Helena Soa a algo de franco, melodioso e muito herdeiro. Aconselho a sua leitura. Tenho várias obras, em prosa e poesia, e rapidamente as linhas sinal de que a sua leitura nos prende do início ao fim. E alguns dos seus poemas ficam- nos na retina.

    ResponderEliminar
  2. Alguns erros:, Soa a muito verdadeiro em vez de herdeiro ...

    ResponderEliminar

Toca a falar disso