quarta-feira, 29 de abril de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - BETH BRAIT ALVIM


Agradecemos à autora BETH BRAIT ALVIM pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

Como uma tragédia anunciada. 

2 – Enquanto autora, esse momento afetou o seu processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Estou postando muito mais poemas do que sempre postei, participando de salas de leitura, organizando meus livros, respondendo entrevistas, diariamente.

3 – Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Somos todos iguais e, de uma vez por todas, temos de nos reumanizar e cuidarmos uns dos outros.

4 - Os movimentos de integração da mulher, influenciam no seu cotidiano?

Sim, meu olhar é mais detido, minha crença renovada diariamente e minha lucidez cada vez mais aguda quanto à história cultural da mulher até nossos dias.

5 – Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Não faço. É preciso que haja estrutura que nos ajude a divulgar nossas obras. Em minhas postagens, minhas performances e diversos saraus dos quais participo só faço o que minha poesia dita. E só faço porque desejam que eu faça.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

O preconceito é entranhado. Quando digo que minha lucidez está mais aguda, é sobretudo porque percebo nitidamente a preferência, mesmo nos círculos mais amigáveis, pelo escritor. Positivamente, sou muito mais respeitada do que antes de me tornar reconhecida. Mas, mesmo com esta aceitação e reconhecimento, o espaço, o trato, as deferências e o agrupamento literário é flagrantemente mais  dinamizado no âmbito masculino. 

7 – O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Curto prazo: lançar meu novo livro bilíngue em países lusófonos e hispânicos. Longo prazo: não penso em longo prazo, mas um desejo da vida toda é conhecer mais e mais outras culturas.

8 – Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das Letras em Portugal?

- Rede de ações e circulação da produção poética feminina lusófona.
- Revista trimestral  impressa e online regular sobre literatura lusófona feminina.
-Fundo de apoio, solidariedade e difusão de escritoras lusófonas.

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita

Wislawa Szymborska, Poemas.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você é feliz?
Resposta: não sei.

9 comentários:

  1. Somos um canal de poesia brasileira que acaba de estrear com Beth Brait: https://youtu.be/s-324BdR0oo

    ResponderEliminar
  2. a literatura atual clama por fomento. autora de vento das pedras - romance ed kazuá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, querida Júlia
      Temos de quebrar as correntes do capitalismo que exclui muitos artistas sérioa.

      Eliminar
  3. Palavras reconfortantes e lúcidas dessa poeta, especialmente no que toca à questão da mulher na literatura.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Carlos André. Estão gostando muito ...

    ResponderEliminar
  5. Agradeço à Adriana Mayrinck, prla crença, dedicação e resiliência. Grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Muito bom ler esta entrevista rápida e clara e saber mais da Beth Bait Alvim!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso