Por vezes o melhor que podemos fazer por um livro, e um autor, é dar a conhecer a nossa primeira impressão. Assim sendo, aqui fica o prefácio que tive a honra de escrever para o livro O SERENO FLUIR DAS COISAS, de Alvaro Giesta.
“Ser
uma coisa evidente é ficar reduzido a quase nada”
Esta frase, do poeta
dramaturgo Teixeira de Pascoais, explica em poucas palavras os conceitos que
Alvaro Giesta aplica na arte da escrita. Nada do que sai de sua pena fica
restrito ao evidente. Há, quase sempre, algo mais a ser entendido, para lá da
palavra escrita. Há, quase sempre, matéria que, não sendo secundária (bem pelo
contrário), merece tanta ou mais atenção. Há, quase sempre, algo que, fazendo
sombra à evidência, nos obriga a ver para lá do óbvio e a decifrar entre
linhas.
E o título da obra que
temos em mãos é o exemplo perfeito. O SERENO FLUIR DAS COISAS, na sua fórmula
evidente, ficaria reduzido ao simples e básico nada. No entanto, o poeta,
enquanto mestre conhecedor das ferramentas que depuram a poesia e sabedor
daquilo que se auto-exige, usou-as para que o conteúdo contrariasse o título,
transformando-o numa ironia: o interior deste livro é tudo menos sereno, direi
mesmo inquietante. Em contraponto, porquanto a arte poética não tem
linearidade, o título desta obra também pode ser entendido como uma reflexão
pela naturalidade com que devemos encarar as coisas que acontecem, seja na
concepção da obra, seja naquilo que, afinal, é a vida de todos nós. As coisas
acontecem porque tem de ser assim e devem ser entendidas como inevitabilidades
da condição humana.
Alvaro Giesta já
demonstrou, em diversas ocasiões, o quanto domina a arte do subliminar e essa
capacidade é fruto de um trabalho apurado, consciente e, acima de tudo, permanente.
Afinal, é esse rigor, no uso da linguagem simples, que se exige ao poeta. Se
assim não for sobra apenas o banal. Mas não se confunda o banal com o simples.
Existem diferenças abismais entre estes dois conceitos. Entenda-se o banal como
algo frívolo, vulgar, o tal nada a
que se referia Pascoais. O simples, ou a simplicidade na escrita, é algo bem
mais complicado de se atingir mas uma vez alcançado pode ser sublime por não
ser evidente.
Disse Herberto Helder:
“Escreve-se
um poema devido à suspeita de que enquanto o escrevemos algo vai acontecer, uma
coisa formidável, algo que nos transformará, que transformará tudo”
Alvaro Giesta labora a
sua escrita por acreditar que, enquanto escreve, as transformações acontecem. E
fá-lo para, no mínimo, transformar o banal em algo formidável, porque a
estética também diz muito sobre o trabalho do poeta.
Esta simbiose
(trabalho/estética), tão querida ao poeta, acaba por ser a imagem de marca da
sua obra mas não explica tudo porquanto a primeira é apenas o meio para
alcançar a segunda. E se sobre a estética cada um pode interpretar a seu
bel-prazer e entendimento, sobre o trabalho não há margem para duvidar que o
poeta se escreve a cada verso.
Neste sentido, e porque
não existe uma só forma de dissertar sobre a obra de Alvaro Giesta, não resisto
a fazer um paralelismo, já tão gasto como o tempo, entre a escrita poética e a
escultura. Ao contrário de muitos contemporâneos que dizem esculpir o poema da
matéria bruta, desbastando aqui e limando acolá, Alvaro Giesta usa o texto como
matéria prima e, com o cinzel de poeta, vai retirando os excessos que o
envolvem, até ficar apenas o que sempre existiu: o poema. Dito isto, é fácil
deduzir que a poesia está dentro do poeta e ele limita-se a colocá-la cá fora
somente quando entende que o poema atingiu a maturidade necessária para se dar
a conhecer – o estado de quase perfeição.
“Os
homens são como as obras de arte: é preciso que se não entenda tudo delas duma
só vez”
Esta frase de Miguel
Torga ajuda-nos a fundir e resumir tudo o que dissertei até aqui. A mestria de
Alvaro Giesta no uso da linguagem simples, através do burilamento do poema, e a
arte de transformar essa simplicidade em algo formidável mas nada evidente,
para que cada leitor, a cada nova leitura, vá descobrindo ou decifrando o poema
e o poeta. Neste contexto, faço um parêntesis e ouso escrever que O SERENO
FLUIR DAS COISAS é a menos hermética das obras de Alvaro Giesta mas, em
contrapartida, talvez seja a que mais nos fala do homem que dá corpo ao poeta e
assim o vamos conhecendo pouco a pouco.
Sintetizando,
e fazendo uso de uma discussão tão antiga quanto a poesia, creio que a forma
mais adequada, para definir a poética deste autor, é considerar que, aquilo que
para muitos é inspiração/criatividade, para Alvaro Giesta é
transpiração/trabalho, porque o ofício de poeta o exige e a demanda pela
perfeição também. Ou como disse Fernando Pessoa: “Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter”.
MANU DIXIT
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