sexta-feira, 10 de março de 2023

Encruzilhadas de uma imigrante (excerto) - ELIANA LUIZA DOS SANTOS BARROS

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Eu quero continuar sendo brasileira, mas decido expatriar-me para desabrochar. Já antecipo a saudade do meu país de origem, tão bonito e ao mesmo tempo tão desigual, incerto e abatido. Não é fácil desapegar da pátria, das pessoas que amamos, desprender de coisas que tanto tempo nos acompanharam. É sobretudo penoso aprender a amar nossos amores à distância. Insisto na partida incerta com esperança de suportar a separação que me aparta daqueles que me são queridos.
Portugal conversa com meu coração, tenho vínculos constituídos desse lado de cá, mas é preciso coragem e ousadia para sustentar a escolha de mudança. Não há como saber como será, sem ir. Deixo o país que é caro ao meu coração, inundada de expectativas e promessas feitas por mim mesma, perpassadas pelo desejo de uma inovação.
Redescobrir-me em novos territórios, num outro país, numa outra cultura traz contentamentos e consternações, às vezes o tempo parece suspenso e se eterniza num vazio. A falta de pertencimento desencadeia um furo nos laços sociais e frequentemente nos deparamos com o desamparo e a falta de acolhimento. Aqui, as vezes amanhece de noite, alguns dias são cinzentos e no verão arde um fogo morno. Outros dias há um sol quase poético.

EM - MULHERES EM DIÁSPORA - PLATAFORMA GENI - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso