quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O que são lendas urbanas? (excerto) - PEDRO SILVA

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

A própria noção do termo “lenda” remete-nos, de forma automática, para o campo da fantasia. Ou seja, estamos a tratar de algo que não podemos considerar uma realidade factual, a menos que alguém consiga provar o contrário. Ainda assim, não deixa de ser curioso sentir que todo este conjunto de lendas urbanas, das quais iremos referir uma selecção em seguida, tenha uma implantação tão forte junto da população em geral.
Para um autor, referir estas lendas, sem que as mesmas sejam tratadas textualmente, serve o propósito de dar ao leitor uma maior aproximação à fonte primária. Poderíamos tratar do assunto de uma maneira mais rebuscada, imprimindo uma versão mais trabalhada, mas isso tornaria a própria essência da lenda urbana como algo mais artificial.
Grosso modo podemos considerar que as famosas lendas urbanas, que são passadas oralmente, normalmente em um círculo de amigos, familiares ou, de forma mais ampla, dentro da comunidade onde nos inserimos, representam um conjunto de histórias que, à partida, podiam valer para várias pessoas, em determinadas situações, e que comummente são adaptadas à realidade de quem as conta.
Não é, como tal, raro que as lendas urbanas, ao serem contadas, comecem com o introito: “certo dia, meu pai (ou minha mãe, irmão, amigo, etc)…” ou, em alternativa, “um taxista (ou outro qualquer condutor) ia a guiar, calmamente, na estrada quando…”.

EM - O OUTRO LADO DA HISTÓRIA DO MUNDO - PEDRO SILVA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso