quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

A árvore e o homem - MARIA ALIENDER

LIVRO GENTILMENTE CEDIDO POR IN-FINITA
Conheçam a In-Finita neste link

Ei por que vens me cortar? Eu lhe ofereço tanto... Sou fonte de oxigênio, amenizo a temperatura, reduzo a poluição sonora. Por que trazes este machado? O que eu deixei de fazer? Sempre cumpri com maestria a missão designada pelo Criador! Queria muito acreditar que este ato insano carregado de brutalidade e covardia não ficasse impune e que esse meu grito de socorro ecoasse o mundo e acordasse os homens que fazem as leis ou os que neles acreditam. Afinal, sou eu a Árvore o maior patrimônio ambiental nesta cidade. Abrigo belos pássaros que espalham as sementes e comem insetos, ajudando, assim, a manter o equilíbrio da cadeia ecológica. Eu posso saber para onde irão meus inquilinos quando eu tombar na terra ardente? Já ia me esquecendo de dizer, só para lhe refrescar a memória, que também embelezo as ruas, quarteirões e cidades, dando a todos a sensação física e psicológica de bem-estar. Se isso lhe convenceu, você pode me cuidar, me podar conscientemente, mas não me condenes à morte, respeite minha história, os vínculos que aqui criei, as vidas que abriguei. Sei que ainda há esperança, pois ouço as crianças que brincam em minha frondosa sombra falando da minha importância. Outro dia, sua filhinha saindo da escola, fez uma breve parada aqui para se refrescar do calor, aliás, como ela é linda, estava vermelha do sol, mas bastaram alguns minutos em minha companhia e já se recompôs e seguiu. Por favor, não seja ganancioso. Ei, psiu, volte! Você esqueceu seu machado!

EM - ECOS BRASIL - COLECTÂNEA - IN-FINITA 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso