LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Você mudou a fragrância de sua pele? Perguntou minha mãe ao me abraçar. Que cheiro esquisito! Antes você era tão cheirosinha minha filha! Não gostava de perfumes fortes que eu sei, tudo lhe fazia espirrar, mas era cheirosinha, usavas fragrâncias tão suaves! Agora acorda cedo, não vejo se arrumar para o trabalho! Estás rica minha filha? Só vejo você limpando a casa... Não, não estás rica, ficas como louca lavando, esfregando, desinfetando. Rico paga para fazer estas coisas. Filha, você está com problemas de saúde mental, depressão? Só pode ser isto ou aquela doença que tem mania de limpeza, que não sei dizer o nome! Onde estão as coisas que você acumulava e não deixava ninguém mexer? O quartinho está arrumado, nunca ficou assim! Tudo cheira como hospital, muito preocupante isso.
Você fica assistindo Fatima Bernardes a manhã toda, se rendeu à Rede Globo filha! O que você quer "Encontrar" neste programa que só fala do mesmo assunto a manhã toda, um tal de COVID! Você está louca mesmo! Não sai de casa, não recebe visitas, fica vendo live, fotografias do passado, receitas de comida na internet... nem ao cinema vais mais! Até no velório de seu tio você não foi! É só você que está assim filha ou tem mais pessoas?
Porque tantas sacolinhas plásticas no varal? Reparei que você só vai até o portão, encharca o pano de chão com água sanitária, um chinelo fica na porta e outro para usar dentro de casa. Tudo muito estranho! Não faz mais as unhas, não pinta mais os cabelos, as sobrancelhas encostaram uma na outra! Você entrou para alguma religião fundamentalista filha? Até suas pernas estão peludas! É síndrome do pânico filha? Diga-me, quero te ajudar!
Cuidado filha, você sabe que na época da ditadura militar o governo prendia as pessoas que eles consideravam subversivos em hospitais psiquiátricos. Estava vendo lá de cima vários hospitais sendo construído de uma semana para a outra, esquisito isto, e é no mundo todo! Você não deixou de ser comunista né filha? Seria o fim para mim, que desde outrora lutei para um mundo mais justo e solidário. Vou subir agora, só desci para entender este seu comportamento.
Ah! Cuidado com o “Bozo” e os fascistas que o apoiam. Foi por isso que você mudou o perfume né filha! É uma estratégia! Que cheiro filha! Tem certeza que é desta fragrância que você gosta agora, por isso optou pelo isolamento social? Talvez seja melhor assim... enquanto não mudar o perfume, fica em casa. “Errado vai quem não acerta” não é mesmo! Da próxima vez que eu descer tire esta máscara da cara, esqueceu que eu morri! Parece doida!
EM - MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL (PROSA E CONTOS) - COLECTÂNEA - IN-FINITA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Toca a falar disso