sábado, 21 de agosto de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... AMANDA PEREIRA SANTOS

Agradecemos à autora AMANDA PEREIRA SANTOS pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

Eu particularmente gosto bastante de contos, tanto quando vou ler um texto quanto ao escrever. Adoro histórias curtas e, apesar de ter publicado algumas poesias, não tenho o costume de ler poesias.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Muita coisa mudou. Por estar mais em casa, acabei me dedicando mais à escrita criativa. Durante muito tempo escrevi para marcas e empresas diversas, mas foi na pandemia que decidi focar mais na ficção, assim como comecei a me envolver com editais e concursos literários.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Confesso que é difícil e nem sempre tenho disposição para produzir. Vez ou outra, preciso me "obrigar" a escrever para não abandonar os projetos atuais.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

Em relação aos pontos positivos, destaco as publicações dos meus escritos. Já os pontos negativos são muitos, desde textos que foram rejeitados por editoras a produções que nem divulguei por insegurança ou vergonha.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Acho incrível! Como publicitária, acredito que precisamos ter a mente aberta para as novas possibilidades que temos hoje. Eu por exemplo já participei de lives e publiquei alguns vídeos nas redes sociais, mesmo me considerando uma pessoa tímida. É maravilhoso poder conhecer o trabalho de artistas que provavelmente não conheceríamos caso não estivéssemos na internet.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Eu não diria que o virtual vai se sobrepor aos eventos presenciais, mas com certeza as ferramentas digitais serão cada vez mais utilizadas. Acredito que é algo positivo, uma vez que aproxima pessoas sem levar em consideração as barreiras geográficas.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Eu queria ter começado a me dedicar aos meus projetos pessoais mais cedo, ter confiado mais em mim mesma e no meu trabalho.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou

O Apanhador no Campo de Centeio, um dos meus preferidos.

9 - Quem é Amanda no reflexo do espelho?

Uma mulher forte, inteligente e feminista.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Por qual motivo decidi me dedicar à escrita. Sem dúvidas fui muito incentivada pelos meus pais, que desde pequena me motivaram a ler mesmo que eles não tivessem esse hábito e morássemos no interior. Hoje, eles lêem meus textos, compram meus livros e acompanham meu trabalho, elogiando até os textos mais ruins.

BIOGRAFIA

Goiana e bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Amanda escreve contos, poesias, crônicas e o que mais lhe vier à cabeça. Em 2019 lançou seu primeiro livro, Divagações. Desde então, frequentemente participa de antologias das mais diversas temáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso