sexta-feira, 9 de julho de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... CELÊNE IVO JUNQUEIRA BACELAR

Agradecemos à autora CELÊNE IVO JUNQUEIRA BACELAR pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, por quê?

Poesia. Porque a poesia é parte de mim, está na alma. Quando estou escrevendo isolo-me no meu eu, entrego-me totalmente àquele momento. Os pensamentos vagueiam criando o meu mundo de fantasias. Envolta pelo véu da criação, extravaso o que sinto, penso e, muitas vezes, transporto para mim o exterior.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

O tempo dedicado à criação. Como fomos obrigadas a ficar em casa, as ideias fluíram com mais facilidade.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Como sou aposentada, continuei a escrever sem interrupção. Mesmo por que para não ficar absorvendo o sofrimento do próximo.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

Positivos. Participei da primeira Coletânea em 2019. Um Concurso Brasileiro de Poesia, com tema específico, promovido pela farmácia Pague Menos. Nesse período de crise que, infelizmente, ainda não terminou, tive a oportunidade de participar de nove, entre Coletâneas e Antologias. Cinco da In-Finita.

Negativos. Devido à pandemia, precisei adiar a publicação do meu segundo livro, já que os amigos esperam um evento presencial para o lançamento.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Acho ótimo. É um meio de estar com pessoas diferentes e conhecer a maneira de pensar de cada uma.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Acredito que vai continuar por mais tempo, mas não permanente. As pessoas gostam de confraternização, partilhar ideias.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria ?

Por falta de experiência, a publicação do meu livro de poemas foi feita sem nenhuma divulgação. Hoje faria diferente.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou.

Gosto muito de Cora Coralina, com quem me identifico um pouco, Carlos Drumond de Andrade e Cecília Meireles. Na verdade nenhum livro me inspirou. Se eu escrevesse romance, dentre tantas leituras inspiradoras, poderia indicar “O Perfume da Folha de Chá” de Dinah Jefferies.

9 - Quem é Celêne Ivo Junqueira Bacelar no reflexo do espelho ?

É uma pessoa com qualidades e defeitos, sobressaindo mais as qualidades. Fé em Deus, determinada, corajosa, gosta de buscar o novo, sempre com pensamentos positivos.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Qual sonho, em sua vida literária, gostaria que fosse realizado? É realmente um sonho. Sucesso e ser reconhecida.

Celêne Ivo Junqueira Bacelar, professora aposentada, licenciada em Letras Vernáculas pela UFBA, casada, reside em Feira de Santana, Ba. Tem publicados um livro de poemas, Amor e Vida, textos e poemas em jornal desta cidade. Participação em Coletâneas: 2019, de um concurso literário brasileiro de poesias, 2020, Pandemia de Palavras, Ecos do Nordeste, Toca a Escrever da In-Finita-Porugal e da Antologia Lírica Urbe da Editora Edições & Publicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso