sábado, 10 de julho de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... CECÍLIA SOUSA

Agradecemos à autora CECÍLIA SOUSA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Quando estou escrevendo esqueço de tudo ao meu redor, me entrego por inteira e me isolo para me concentrar.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Criar textos é como está dando vida ao imaginário, é um passatempo que se faz necessário, ou seja, não vivo de fazer texto, então faço porque gosto.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Os cuidados linguísticos devemos ter sempre, para quem ler isso fará muita diferença, ou seja, a forma como escrevemos é a forma como o leitor nos ver e tudo fica mais interessante quando junta os cuidados e a espontaneidade, sinto necessidade de passar para o papel os meus sentimentos e pensamentos.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

O gênero lírico, por ser uma pessoa romântica. A poesia, sem sombra de dúvida, nela deixo viajar/ fluir meus pensamentos e sentimentos , é na poesia que me acho.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

Procuro escrever o que vem do coração, sempre positiva em tudo que escrevo, que a vida deve ser vivida da melhor forma possível, então em minhas poesias eu me dedico com toda emoção para que meus leitores gostem de ler.

6 - Quais as suas referências literárias?

As minhas referências literárias são a Cora Coralina, Cecília Sfalsin, Cecília Meireles, Raquel de Queiroz, Mia Couto, Mário Quintana etc. Mas tudo que escrevo tem muito de mim, ou seja, coloco minha alma nas poesias.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Hoje divulgar é muto fácil, temos vários meios de divulgação acessível. Eu prefiro as antologias que participam vários autores de cidades, estados  e até países diferentes e com isso o seu trabalho chega em toda parte.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

O que me concretizou foi as publicações em várias antologias e por ter organizado a I antologia da Academia de Letras do Sertão Pernambucano – ALESPE.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

O trabalho coletivo nos possibilita compartilhar saberes, nos permite ver e ser vista por muitos outros autores até ter coragem que publicar o seu trabalho solo.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Uma pergunta que se me perguntassem eu não saberia responder, mas gostaria mesmo assim que me fizessem: “Se não houver amanhã, você é feliz hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso