Agradecemos ao autor ARLINDO ANDRADE pela disponibilidade em responder ao nosso questionário
1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?
Ponho-me naquilo que escrevo, especialmente a minha inteligência e sensibilidade.
2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?
A escrita é para mim uma forma de intervenção. E, como a intervenção social e política são para mim um ato de cidadania, escrever ou criar textos acaba por ser, no que me diz respeito, uma necessidade.
3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?
A espontaneidade, embora assente em valores e critérios presentes no juízo que faço dos acontecimentos sobre os quais entendo que devo escrever.
4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?
Sendo para mim a escrita um ato espontâneo, sinto-me mais confortável na poesia, que me surge naturalmente. Porém, escrever um texto, também o faço com prazer.
5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?
As mensagens que o juízo que faço sobre as coisas da vida me provocam. As coisas da vida são muitas vezes questões de ordem social, a promoção da nossa cultura, a beleza do nosso país, a emigração e a solidariedade das nossas gentes.
6 - Quais as suas referências literárias?
Não sou propriamente um seguidista, mas revejo-me, por exemplo, em Germano de Almeida.
7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?
A meu ver a credibilidade dos próprios autores é um fator essencial.
8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?
Sinto-me um privilegiado por ter publicado dois livros de poesia. Por agora, não tenho projectos definidos. O meu objetivo é dar resposta aos apelos do mundo que me rodeia.
9 - Porque participa em trabalhos colectivos?
Pela maior divulgação que proporcionam e pelo contacto/convívio com outros autores.
10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?
Qual
deveria ser a prioridade daqueles que governam os povos?
Que invistam no desenvolvimento das pessoas, sobretudo, na educação.
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