terça-feira, 22 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... JACKMICHEL

Agradecemos ao colectivo JACKMICHEL pela disponibilidade em responderem ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Quando escrevemos somos JackMichel sic et simpliciter. Com razão, Fernando Pessoa disse “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.”.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Para nós, escrever é viver. Escrevemos por inspiração, trabalho e dom inato. Sempre que finalizamos uma obra literária, sentimos um misto de orgulho e satisfação em nosso  ego. Por certo, Michelangelo auferiu desta emoção quando concluiu a Pietà e, também Géricault, quando deu a última pincelada em Têtes de Suppliciés.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Em nosso processo de criação literária é relevante o critério utilizado para a elaboração da escrita, o primor formal e a estilística da expressão; mas quem dá o xeque-mate é a inspiração que nos surge no cérebro, como uma  centelha brilhante que risca o céu dos pensamentos.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Tendo publicado livros em diversos gêneros literários não podemos optar por um, assim também como não podemos dizer se nos causam maior interesse os poemas da Tríade Parnasiana, as novelas de Oscar Wilde ou os contos fantásticos de Allan Poe.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

O todo exerce força em nossa criatividade e há reciprocidade entre os elementos do universo; é disso que fala “Correspondências”, de Baudelaire.

6 - Quais as suas referências literárias?

Não é fácil preferir um autor a outro visto que muitos são os poetas maravilhosos, os romancistas históricos, os biógrafos fortes, que lemos e nos imprimem marcas fundas na alma. Mas para não deixar a pergunta sem resposta citaremos Alessandro Pavolini autor do inolvidável Scomparsa D’Angela, e Antônio Domingos Raiol, de Motins Políticos.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Utilizar os espaços virtuais da internet posto que as plataformas digitais são suportes tão valiosos quanto periódicos de época ou hemerotecas online, além de ser fator essencial para divulgação da arte e da cultura nesses tempos de coronavírus e de tecnologia da mídia.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

Em todos tempos e ao longo da história vemos que muitos dos grandes nomes da literatura só conheceram a glória literária post-mortem...

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Para interagir com outros artistas da escrita e intercambiar a cultura contemporânea.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Se me perguntassem “O que acha da Guernica de Picasso” eu responderia “É a tua!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso