segunda-feira, 21 de junho de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... MARIA JOSÉ GONÇALVES MILLARD

Agradecemos à autora MARIA JOSÉ GONÇALVES MILLARD pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Minha essência, capacidade de expressar meus sentimentos mais profundos, meu imaginário, minha relação com o mundo.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

É mais que uma necessidade, sinto uma premência de colocar nas letras a emoção do momento que estou vivendo.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Os dois têm importância. A espontaneidade é fundamental, pois é a expressão real da inspiração do poeta. Por outro lado, é o cuidado linguístico que irá garantir ao leitor o entendimento dessa inspiração.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Poesia! Porque me sinto mais á vontade expressando meus sentimentos e minha inspiração através da linguagem poética.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

As mensagens que porventura apareçam em minhas poesias não são intencionais, podem ser fruto ou consequência de minha emoção no momento da criação.

6 - Quais as suas referências literárias?

Minha referência literária é muito variada. Tendo admiração por vários poetas da literatura brasileira. Em destaque Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Castro Alves, Cecília Meireles, Cora Coralina e muitos outros.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Na divulgação dos autores e suas obras, creio ser fundamental uma cumplicidade entre editores, autores e suas respectivas obras.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

A publicação de minhas poesias na Colectânea "Conexões Atlânticas Brasil-Portugal" representa a concretização do meu desejo de ver minha expressão poética publicada. No entanto, permanece o sonho de ver minhas poesias publicadas com a ilustração de minhas pinturas.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Os trabalhos coletivos representam um canal eficiente de divulgação, além de permitir a inserção de meu trabalho, junto a uma produção literária diversificada.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Pergunta:  O que levou você a produzir a exposição "Um Olhar Sobre Drummond? "

R: Telas inspiradas em poesias de Drummond compõem essa exposição. Através de uma sintonia profunda com as letras do grande poeta encontro um prazer imenso nas minhas pinceladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso