sexta-feira, 28 de maio de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... AURINEIDE THETHÊ ANDRADE

Agradecemos à autora AURINEIDE THETHÊ ANDRADE pela disponibilidade em responder ao nosso questionário 

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê? 

Apesar de gostar dos gêneros poesia e prosa, me identifico mais com contos por conter uma linguagem e história mais clara desembaraçada e direta. 

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora? 

Nesse mais de um ano de pandemia a minha rotina de autora se transformou, pois fiquei mais dentro de casa tive mais tempo para ler, buscar mais ver novos eventos me escrever mais e participar de várias antologias. 

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos? 

Nesse tempo tão difícil tenho vivido mais restrita à internet, e aos livros, tenho lido mais, para ver o que acontece no mundo, mesmo não conseguindo me informar de tudo, mas busco sempre interagir melhor no mundo Literário, pois é do cotidiano da minha vivencia do passado e presente que busco inspiração. 

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita. 

Os meus pontos positivos na minha trajetória de escrita, é ver as crianças lendo o meu livro, aprendendo a ler e escrever gostando mais da leitura saindo um pouco do mundo virtual. E o ponto negativo são os altos custos com as gráficas mesmo hoje se tendo mais facilidade de chegar a uma Editora, em compensação tudo ainda é muito caro, principalmente um livro infantil, acho que deveria existir Editoras infantil custeada pelo governo. Pois para se publicar um livro ainda é muito caro, e não tem retorno então a escrita é por prazer e não lucrativa. 

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades? 

Eu acho ótimo pois desejo que todos tenham a oportunidade de interagir por meio das lives, já que não podemos sair de casa a internet vai, e faz o papel ao portador. 

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia? 

Não, acredito que após a pandemia, os eventos não permaneçam só virtual, pois aquele que puder participar ao vivo, já mais vai ficar acomodado vendo as feiras literárias só por meios virtuais. O calor humano aquece a alma e esquenta o coração! 

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria? 

Se eu pudesse mudar ou voltar ao tempo, esse era o meu maior sonho, ter estudado quando em criança, e nesse período teria começado a escrever e publicar meus contos, poesias, crônicas e prosas ainda criança, por não ter tido essa oportunidade escrevia e descartava depois de lê-los por anos afora.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou 

Os livros de Cora Coralina Melhores poemas, e Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais e a sua história. Também Mia Couto Terra Sonâmbula. 

9 - Quem é Aurineide Thethê no reflexo do espelho? 

Eu me vejo uma pessoa simples, humilde, verdadeira, e com muita fé, quero sempre buscar mais aprendizado, apesar dos meus cabelos brancos vida difícil, mas não desanimo busco sempre. Se os problemas vêm em minha direção não tem como dribla-lo enfrento trilho dentro dele procurando encontrar uma saída, de forma que não deixe os resquícios do passado afetar o presente, e sim tirar algumas lições para não cometer os mesmos erros, chorar sim, mais não se entregar a dor, pois a vida segue!... 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia? 

Se a Literatura é vista como um pouco esquecida e pouco valorizada, e o que se publica tem um custo tão alto, por que insiste em escrever e publicar? 

Aí é que está a alma do negócio se parar, o que está ruim fica pior, cai no esquecimento lembrando só do passado? O presente passaria despercebido sem se saber o que pensam os escritores. Eu escrevo, leio, busco, porque amo a literatura, então tenho que insistir, lutar para trazer livros para o alcance de todos.

Aurineide Thethê Andrade, é natural de Mutuípe (BA). Licenciada em Letras Vernáculas, Livros publicados pela Mondongo Editora e Litteris Editora, e vários trabalhos pela mesma. Participação em coletâneas, Mulherio das Letras Portugal, Conexões Atlânticas, Ecos do Nordeste. Selo Off Flip, parem às Máquinas “O Mapa da Palavra”. Participação no livro, Bacio d’amore, Itália. Participa de contação de histórias, apresentação de teatro, recital de poesias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso