sábado, 29 de maio de 2021

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS... RITA QUEIROZ

Agradecemos à autora RITA QUEIROZ pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - O que entrega de si, enquanto pessoa, na hora de escrever?

Entrego todo meu sentimento, minha paixão por tudo o que vivo. Me entrego de corpo e alma.

2 - Criar textos é uma necessidade ou um passatempo?

Uma necessidade. Algo que surge sem intencionar e acontece em qualquer lugar. Muitas vezes estou dirigindo automóvel e me vem uma ideia, fico com aquilo na cabeça até poder colocar no papel.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

As duas coisas. Primeiro vem a espontaneidade, que não devemos deixar passar, para em seguida vir o burilamento do texto, o qual passa por uma revisão gramatical. O cuidado linguístico se faz importante porque o código escrito tem suas regras e as mesmas devem ser respeitadas.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Me sinto mais confortável com a poesia, mas a prosa tem me tomado e em breve lançarei meu primeiro livro de contos. A poesia para mim é todo o meu transbordamento, por isso me sinto mais à vontade. Mas ela segue com a prosa também.

5 - Que mensagens existem naquilo que escreve?

As mensagens que transmito, a depender do texto que escrevo, são de contemplação, dor, devaneios ou de indignação. A poesia diz o que os poetas estão sentindo, mesmo que não seja o que sente aquele que escreveu. A poesia é sentimento coletivo.

6 - Quais as suas referências literárias?

Entre os autores considerados canônicos, estão Cecília Meireles, Florbela Espanca, Gilka Machado, Sophia de Mello Breyner Andresen, Vinícius de Morais, Machado de Assis, Jorge Amado, Fernando Pessoa. Entre os autores contemporâneos, destaco Érica Azevedo, Conceição Evaristo, Luiza Cantanhêde, Maria Alice Bragança.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras e autores?

Na contemporaneidade as redes socias se destacam pela divulgação de obras e autores. Deste modo, uma boa inserção nesses canais rende bons frutos.

8 - O que concretizou e o que ainda quer alcançar no universo da escrita?

O que ainda penso em concretizar é a escrita de um romance.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

A participação em trabalhos coletivos se faz de suma importância para se tornar conhecido e conhecer outras autoras e outros autores.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que a poesia tem feito em sua vida?

Tudo. A poesia me fez sair do casulo e voar para outros mundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso