terça-feira, 20 de abril de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... MARIA JOSÉ ESTEVES

Agradecemos à autora MARIA JOSÉ ESTEVES pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

Gosto de escrever em qualquer dos tipos de texto.
A poesia é a que me sai naturalmente, embora a prosa livre também seja uma forma que me é natural. Recentemente tenho explorado a escrita de contos, tendo participado na coletânea "O Tempo das Palavras com Tempo", publicada em e-book.
Como participei com poesia na Toca a Escrever 2021, optei por participar com um texto em prosa sobre Lisboa. A cidade para onde olho todos os dias, na outra margem do Tejo, o qual é muitas vezes a minha fonte de inspiração.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

A pandemia não alterou muito a minha vida, porque há 6 anos que um cancro me obrigou a viver confinada. Estar em casa passou a ser a minha rotina. A pandemia trouxe-me a oportunidade de participar em grupos de aprendizagem e de partilha e ajudou-me a criar novas rotinas de escrita.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Fazer parte do "Clube dos Writers" e dos "Encontros Literários O Prazer da Escrita" ajuda-me a encontrar estímulos e estabelecer compromissos para produzir.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

Durante a minha vida profissional escrevi principalmente temas técnicos em publicações científicas ou oficiais.  Isso fez com que desenvolvesse uma escrita formatada com uma linguagem muito formal. O ano de 2020 foi um tempo de aprendizagem de técnicas de escrita criativa e de me assumir como autora, participando em diversas publicações.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Foi o melhor que a pandemia nos trouxe. Por um lado, permitiu mostrar projetos, desenvolver um novo modelo de apresentação e, também, rentabilizar atividades.  Por outro, proporcionou momentos de aprendizagem, de desenvolvimento pessoal e de construção de comunidades de interajuda e motivação.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Veio ocupar um espaço necessário, mas penso que não eliminará por completo os encontros presenciais.
Os dois modelos poderão servir em simultâneos públicos distintos. Permitirá a aproximação geográfica e cultural alargando o que era restrito, a grandes públicos.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Teria iniciado a escrita literária há mais tempo. Nunca acreditei que seria capaz de mostrar os meus textos e os meus poemas.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou.

Nos últimos tempos tenho lido muito, desde os autores clássicos aos escritores mais recentes, numa revisitação pela literatura. Mas passei por uma fase em que li muitos livros de autoconhecimento que me ajudaram a aceitar a vulnerabilidade e a encontrar um caminho. Houve dois desses livros que mudaram a minha perspetiva perante a vida:
- UM NOVO MUNDO, Despertar para a Essência da Vida, de Eckhart Tolle
NASCER DE NOVO, de Anita Moorjani 

9 - Quem é Maria José Esteves no reflexo do espelho?

É uma Mulher que se construiu com esforço, determinação e resiliência.
De uma criança tímida e que se considerava um “patinho feio” foi conquistando o seu espaço com empenho e confiança nas suas capacidades.
Quando se olha ao espelho vê uma mulher que continua a acreditar na vida e na realização dos seus sonhos.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Porque escreve?
Porque me sai da alma. É uma necessidade passar para uma folha branca de um caderno sem linhas o que sinto, o que penso, o que vejo… é ser livre.

Maria José Esteves

Nasceu no Cartaxo, em 1956, mas mudou-se ainda criança para Santarém. Com o olhar no rio Tejo e a alma nas ondas do oceano, vive no concelho de Almada, desde 1981. Licenciada e Mestre em Sociologia, foi aposentada após um cancro lhe ter interrompido o percurso profissional. As dores do corpo e da alma fizeram renascer a paixão pela escrita criativa, a poesia e a fotografia. Começou a participar em cursos online, concursos e coletâneas, nomeadamente a coletânea de contos “O Tempo das Palavras com Tempo”, e-book editado na Escrytos (www.leya.com) e Toca a Escrever 2021, In-Finita. Participa nos Encontros Literários O Prazer da Escrita. É no seu blogue e nas redes sociais que mostra as suas criações.  www.olharesememorias.wordpress.com

 

4 comentários:

  1. Gostei de saber. Boa continuação da escrita, Maria José Esteves. Boa saúde. Tudo pelo melhor. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada .
      A pandemia trouxe a oportunidade de crescer nesta arte da escrita. Um abraço
      Maria José Esteves

      Eliminar
  2. Um exemplo de uma grande mulher que se tornou uma excelente escritora! Com tanto por ensinar...sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia. Vamos fazendo o nosso caminho. Maria José Esteves

      Eliminar

Toca a falar disso