segunda-feira, 19 de abril de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ROSÁRIO PEREIRA

Agradecemos à autora ROSÁRIO PEREIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, por quê?

Poesia, porque é a forma mais direta e mais livre para libertar as emoções da alma.
Outras vezes, contos, para dar vida à imaginação.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?


Passei a escrever mais e a abordar os temas da atualidade para escrever.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?


Tenho publicado mais poemas nas redes sociais e inclusive fiz o lançamento online do meu segundo livro de poesia.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.


Pontos positivos: ter a oportunidade de conhecer outros autores e estar em contato direto com eles; publicar os meus poemas em antologias com outros autores.
Pontos negativos: não ter publicado mais cedo o meu primeiro livro.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Para o momento em que nos encontramos, acho que é uma forma de dar continuidade aos nossos trabalhos e/ou mostrar projetos novos mantendo o contato com os nossos leitores. De todas formas, espero que não seja para ficar, pois prefiro, de longe, os convívios de forma presencial, são muito mais enriquecedores e a interação é maior e de mais qualidade.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Espero que seja só nesta fase e que não venha ocupar nem se sobrepor aos encontros literários que são tão benéficos para escritores e leitores. O contacto direto com os nossos leitores faz-nos falta e vice versa.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Teria publicado o meu livro “Sentimentos” mais cedo.

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou.

De certa forma todos os livros me inspiram. Gosto de ler romances para alimentar a minha inspiração e gosto muito de ler os poetas contemporâneos.

9 - Quem é Rosário Pereira no reflexo do espelho?

Uma “bandida” que procura conforto na poesia.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

E se a poesia morresse? 
Morreriam todos os sentimentos dentro de mim.

Rosário Pereira 

Nasceu em Valença. Em Junho de 2015, publicou “Sentimentos” e em Junho de 2020 “Poeta Bandida”. Participou em 36 coletâneas e um dos seus poemas está afixado no “Muro dxs poetas, Festival Internacional Kerouac, na Rua Londres em Vigo (Espanha). 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso