quinta-feira, 22 de abril de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... IDYANE FRANÇA

Agradecemos à autora IDYANE FRANÇA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto, porquê?

Literatura! Sou apaixonada pela escrita de uma forma geral. Mas sou arrebatada pela poesia desde o primeiro contato. E a poesia tem sido uma das formas que encontro de me expressar no mundo.

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Acredito que houve uma nova conexão. Pois o atual cenário em que estamos inseridos me levou para um processo mais autópsico da minha escrita. Com isso houve uma necessidade maior de colocá-las ao mundo, uma vez que, os corpos estão em clausura.

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos em tempos tão restritos?

Acreditar no poder revolucionário da arte, da literatura, da escrita. Acreditar que escrever é uma forma de afeto. E o que mais precisamos nesse estado pandêmico é o afeto, a atenção, o afago.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita?

Por muito tempo acreditei que minhas escritas não fossem boas o bastante. Não era capaz nem de sussurrar sobre elas. Veja, uma menina preta, de periferia, escrever poesia é muita audácia, pensava eu. E agora muito recente venho lutando contra esse pensamento. Estou libertando minhas escritas, que há muito foram abafadas.

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar LIVES e VÍDEOS para promover suas atividades?

Acredito que é uma forma de continuidade, e que bom que elas estão acontecendo, pois seria tudo mais triste se as não tivéssemos. E também foi uma forma de se conectar com mais pessoas de vários lugares do mundo, que talvez pessoalmente não fosse possível.

6 - Acredita que o virtual, veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo-se aos encontros literários presenciais, pós pandemia?

Não acredito que possa substituir o presencial, mas que continuará sendo um formato possível e opcional sempre. E espero que possamos voltar o quanto antes ao contato físico.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

A insegurança, o medo e a descrença na minha própria escrita

8 - Indique-nos um livro que lhe inspirou.

Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus.

9 - Quem é Idyane França no reflexo do espelho?

Uma sonhadora! Uma sonhadora que vem na contramão do mundo.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

“Vamos revolucionar o mundo?”
E com o sorriso nos lábios responderia: Tenho feito revolução desde que nasci e sobrevivi.

Idyane França

Artista, poeta, jornalista, ativista do movimento negro e antifacista e da mídia livre. Ganhadora do XXII Prêmio Estadual de Direitos Humanos Emmanuel Bezerra dos Santos, pela Câmara Municipal de Natal/RN, juntamente com a Mídia Ninja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso