sexta-feira, 16 de abril de 2021

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ALDIRENE MÁXIMO

Agradecemos à autora ALDIRENE MÁXIMO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Poesia, prosa ou conto. Por quê?

Poesia. Tenho mais afinidade. Embora eu me arrisque nas prosas poéticas de vez em quando. Acredite: muitas dessas prosas saem rimadas. 

2 - Quase um ano de pandemia, o que mudou na sua rotina, enquanto autora?

Durante a pandemia, tive a oportunidade de publicar vários livros de uma vez e também ilustrar os meus poemas infantis. Quando vi que já tinha um bom acervo, criei a "Livraria Sororidade" para abrigar todos os meus filhos de papel. 

Como autora, participei de eventos literários on-line que foram assistidos por pessoas residentes em vários lugares do mundo. 

Além de ter conseguido fazer alguns cursos, como o de Escrita Criativa e o de Biblioterapia, por exemplo. Cursos que geralmente são ministrados em outros estados e por conta da minha rotina, eu ainda não tinha conseguido fazer. 

3 - O que tem feito para manter-se produtiva e dar continuidade aos projectos, em tempos tão restritos? 

Quando lembro que a Literatura nos salva e através dela eu posso ajudar alguém, continuo. Afinal, o show não pode parar.

4 - Pontos positivos e negativos na sua trajetória na escrita.

O ponto negativo é que fiquei muito tempo com vergonha de divulgar meus textos ao mundo. O ponto positivo é que superei essa fase e hoje tenho leitores que elogiam o meu trabalho e me incentivam a continuar. Tenho 9 livros publicados (sendo 2 em coautoria), coorganizei 7 antologias e participei de mais de 50 projetos como coautora. 

5 - O que pensa sobre essa nova forma de estar, onde tantas pessoas começaram a utilizar Lives e Videos para promover suas atividades?

Para nós, escritores, acho incrível

Pois assim, conseguimos divulgar nosso trabalho para qualquer lugar do mundo.

6 - Acredita que o virtual veio ocupar um espaço permanente, sobrepondo aos encontros literários presenciais, pós - pandemia? 

Não. Eu acredito em um espaço híbrido. Onde teremos mais oportunidades de conhecermos novos trabalhos e também de conquistarmos novos públicos.

7 - Se pudesse mudar um acontecimento em sua vida literária, qual seria?

Apesar de eu ter muita vergonha de divulgar meus textos ao mundo, acredito que tudo aconteceu no tempo certo. E fluiu da maneira que deveria fluir. 

8 - Indique um livro que lhe inspirou.

A Coletânea Elas e as Letras (todos os volumes). Não apenas pelo fato de ser uma das organizadoras. Mas... pelo fato de ter muitas mulheres unidas, de mãos dadas, em #Sororidade, pela Literatura. 

Assim como as Coletâneas de Poesia e de Prosa Mulherio das Letras Portugal. Ambos projetos me deram força e coragem para não desistir dos meus sonhos. Foram através deles que tive a ideia do nome da minha Livraria e também da temática do meu livro #Sororidade. Afinal, juntas, somos mais fortes!

9 - Quem é Aldirene Máximo no reflexo do espelho?

A Mulher- Menina, que acredita no Amor e em toda força e sabedoria que ele traz. A Poeta / Poetisa que acredita que a Poesia / a Literatura nos cura e salva. A Humana, que acredita em um Deus superior que a presenteou com tão lindo dom.

A escritora que sonha espalhar Poesias pelo mundo.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Qual livro ainda não escreveu?

Eu responderia: tenho um livro de crônicas chamado "Caderno de Recordações", cuja temática é o meu amor pela literatura desde a infância. Tenho o sonho de ser mãe. E quando o realizar, almejo escrever um livro de crônicas com as recordações da maternidade.

Aldirene Máximo

Autora de 8 livros solo, 2 em coautoria, coorganizadora de 7 antologias. Fundou a Livraria Sororidade (Livraria especializada na venda de livros escritos por mulheres).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso