terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Sabor de mãe: atos entrelaçados (excerto) - ROSA GONÇALVES

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO POR IN-FINITA
Conheçam a IN-FINITA neste link


Com uma pitada de sabores, o ser mãe perpassa por etapas variadas
a fim de concretizar sonhos, carregar no colo e nos braços,
durante o percurso da vida, as suas proles.
Sou mãe de dois meninos. Na verdade, nem me imaginava
capaz de gerar outros seres. No entanto, tive o privilégio de ser
presenteada e de carregar no meu ventre, os meus amados e eternos
filhos.
No dia em que me vi mãe, pela primeira vez, houve uma mistura
de emoções e de sentimentos mesclada com medo. Estava
com 26 anos e cursava o último período do curso de Letras. Descobri
a gravidez no quinto mês da gestação, quando precisei mudar
minha rotina.
Em 1999, nasce o meu primeiro filho. Ele trouxe muita luz à
nossa família. O brilho dos seus olhos, permitiu-me a certeza de
se tratar de um menino iluminado. Com apenas um ano e dois
meses, através de uma brincadeira com um alfabeto móvel de
madeira, comecei a ensinar ao Daniel o mundo das letras. Havia
muito amor envolvido. Por sinal, escolhi a palavra “amor” para
representar a letra “A”. Lembro-me que lhe falei: “Filho, este é o
‘a’ de ‘amor’”. Em seguida, embaralhei as letras e lhe disse: “Filho,
pegue para a mamãe o ‘a’ de ‘amor’”. A emoção se apossou de
mim quando a letra solicitada foi pega pela pequena mãozinha.
Passamos momentos de aprendizagem contínua, comecei a
comprar livros e a incentivá-lo para que os lesse. Aos três anos, já
era um pequeno leitor. As paredes da casa foram transformadas
em um ambiente alfabetizador cheio de letras, números e poemas.
E, é claro, também algumas paisagens desenhadas pelo meu filho.
Líamos, antes de dormir, os clássicos, dentre eles, os livros infantis
de Clarice Lispector e contos de Machado de Assis.

EM - MÃES - COLECTÂNEA - IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso