sábado, 12 de setembro de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... CECÍLIA PESTANA


Agradecemos à autora CECÍLIA PESTANA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 - Como se define enquanto pessoa?

Sou uma pessoa simples, alegre, determinada, amante da Vida. Sempre pronta para novas aprendizagens e mudanças.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever, começou por ser uma necessidade, depois um prazer. Hoje, considero ser um passatempo. Escrevo poesia desde a minha adolescência.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Ambos, a Língua Portuguesa é muito rica. Não concordo com o novo acordo Ortográfico, é um assassinato à nossa Língua, à nossa escrita.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Principalmente gosto de escrever poesia. Se de forma evolutiva poderei escrever outros géneros literários? O tempo o dirá.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Um pouco de mim. Transmito com alma e paixão um universo de imensas ânsias, lampejos de emoções sentidas, num rol imenso onde cabem a natureza, a minha existência, amor/desamores, o apelo da misteriosa magia dos cheiros e nostalgias das viagens, sítios, e locais onde vivi, das gentes que conheci, continentes que percorri... O ímpeto de querer ir mais além nas vivências que irão surgir…

6 - Quais as suas referências literárias?

Já li variadíssimos autores em diversas preferências literárias: Poesia/Prosa, Psicologia, Filosofia, Ciências Ocultas, Filosofia Oriental, Romance, Ficção, Policial/Criminal. Cada livro: uma Obra, um Escritor, um Poeta. O gosto pela leitura vem desde miúda incutida pela minha mãe. Poderia aqui citar nomes de escritores por mim lidos, mas são vastos. Citarei então, alguns poetas que muito admiro: Vergílio Ferreira, António Nobre, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Ary dos Santos, José Régio, Luís de Camões, entre outros.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Acredito ser essencialmente importante a divulgação através de Saraus, eventos de Poesia, jornais e revistas regionais, redes sociais, Coletâneas, Antologias e E-Books. Estas ferramentas são uma boa forma de Marketing. 

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Como apaixonada pelo mundo poético, ambiciono dar-me a conhecer e ser conhecida como autora, uma vez que publiquei o meu primeiro livro de Poesia “A Voz do Poeta “, em Fevereiro de 2020. Já em fase, e no âmbito de elaboração do mesmo, consegui no espaço de meio ano, boa receptividade de várias Editoras, na aceitação dos meus poemas inéditos, advindo dai a minha coautoria em duas dezenas de Coletâneas e Antologias Poéticas e dois E-books de Natal.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Participo em trabalhos colectivos para dar-me a conhecer como autora e conhecer o trabalho de outros poetas. Assim como eu, os poetas que vão surgindo nesta vaga de novos autores, aventuram-se depois, na edição das suas próprias obras.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que eu mais gostaria de ter na vida? Paz, e essa, já foi conseguida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso