quarta-feira, 16 de setembro de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... ANDRÉ LUÍS MACHADO GALVÃO


Agradecemos ao autor ANDRÉ LUÍS MACHADO GALVÃO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Alguém inquieto e inconformado. Isso me aflige, mas também me agrada. Gosto de ver a poesia que existe em todas as coisas e no mundo ao meu redor.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Uma necessidade. Ao escrever, consigo traduzir como vejo o mundo ao meu redor, além dos meus sentimentos e inquietações. É como eu consigo me libertar do que me aflige, percorrendo as múltiplas possibilidades de significação das palavras no texto. É, ao mesmo tempo, um exercício de purificação e de labor, que me traz muita paz.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Os dois aspectos são muito importantes, creio até que se complementem. Eu, por exemplo, não desprezo a ideia espontânea, a inspiração. Mas submeto-a ao crivo do cuidado linguístico, para transformar a ideia em texto.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Com certeza na Poesia. Na Poesia eu me sinto mais seguro, ouso mais e traduzo melhor o que vejo, sinto e penso sobre mim e sobre o mundo.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Que a Poesia está em tudo, não só na beleza das flores ou dos mais nobres sentimentos. A Poesia nos circunda, nos acompanha e faz parte de tudo o que nos rodeia, e ver o mundo sob sua perspectiva o torna menos árido e tenso.

6 - Quais as suas referências literárias?

Na prosa, sou fã de Machado de Assis, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Gabriel García Márquez, José Saramago e dos distópicos: George Orwell, Aldous Huxley e Ray Bradbury. Na poesia, desde Luís de Camões a Augusto dos Anjos, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, Florbela Espanca... Enfim, são referências muito ecléticas!

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Essencial é falar sobre as obras do autor, de suas virtudes e potencialidades. Enfim, dar mais destaque ao conteúdo que ele produziu. Claro que apresentar a história do autor e suas referências é importante, porém acredito que a melhor forma de divulgar o seu trabalho é discutindo suas obras.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Publicar o máximo de textos que conseguir, conhecer a maior quantidade de opiniões sobre eles e levar um pouco de suas mensagens ao público. Ver um texto meu ser discutido, analisado, ver que a sua mensagem foi compreendida (ou questionada) é sempre motivo de muito orgulho e satisfação.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Porque acredito que a Literatura é uma oportunidade de encontros. Então, nas antologias e coletâneas, temos a oportunidade de conhecer pessoas, textos e ideias. E isso é muito enriquecedor e motivador.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que escrever representa na sua vida? Um encontro íntimo comigo mesmo, um mergulho nas emoções, medos e reflexões mais pessoais, de onde tiro fôlego e inspiração para construir os textos que tanto me ajudam a viver. Escrever é um ato de libertação!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso