sábado, 29 de agosto de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ROSÁRIO PEDROSO


Agradecemos à autora ROSÁRIO PEDROSO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

A minha percepção sobre tudo o que se está a passar é de que a ciência não tem resolvido os problemas das pessoas: sociais, morais, sanitários. Está aquém do que é necessário. Também não estamos preparados para lidar com a imensa diversidade de identidades culturais num mundo cada vez mais globalizado, bem como com as suas consequências.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

A quarentena é propícia ao trabalho da escrita. Escrevi muita poesia, mas também me apareceu a prosa, o conto. Já tinha publicado anteriormente dois contos de Natal, mas agora a narrativa curta começa a aparecer, começam a surgir personagens com vida própria, um tipo de escrita que diz melhor o tempo que atravessamos. A poesia é a síntese, o conto permite chamar a atenção para os detalhes de uma forma mais direta.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Tudo o que se passa confirma as fragilidades sociais e económicas e o pouco desenvolvimento humano. É necessário promover o desenvolvimento humano e estar atento aos políticos para perceber o que pode ser alterado no nosso estilo de vida.

4 - Os movimentos de integração da mulher, influenciam no seu cotidiano?

Acompanhei os movimentos feministas em Portugal, depois de abril de 1974, a revista “Mulheres”.
Sim. Penso que se nota na minha poesia, há todo um discurso sobre o feminino. Como exemplo, há o poema sobre Helena que fugiu, no livro Sombras Rock pelos montes. Tenho outros também no livro. Na atualidade, as mulheres quando correm risco de vida em determinados países, devido às suas escolhas, fogem. São perseguidas!

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Divulgo no Facebook e faço apresentações (neste momento não é possível), dou entrevistas. Tenho tido algum retorno, mas o meu sonho é ser lida, gostava de ter mais leitores.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

Há mais aspetos negativos do que positivos, as mulheres são mais competitivas, os homens mais solidários. A comunicação entre homens e mulheres é muito desequilibrada!!! De qualquer modo é uma forma de exprimir o controverso universo feminino e de ser ouvida, certamente por minorias.

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Continuar a escrever sobre a minha percepção da atualidade em Portugal e no mundo. Atingir um maior número de leitores. A curto prazo gostaria de publicar um novo livro de poesia, a longo prazo, um livro de contos e reflexões.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das Letras em Portugal?

A importância da escolaridade para a emancipação feminina, a independência económica da mulher para escrever, publicar, fazer-se ouvir, denunciar. Uma ética do escritor!!!

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

O Marinheiro de Gibraltar de Marguerite Duras.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que mata mais mulheres?
A violência doméstica, o acesso à saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso