quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ADRIANA MAYRINCK FALA DE... MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL


"Sabe aquela placa de ‘Meninas não entram’ do Clube do Bolinha? Minha vontade era escrever como slogan do Mulherio: ‘Meninos entram. Mas para escutar"

O II Encontro Mulherio das Letras Portugal, previsto para maio de 2020 no Palácio Baldaya (Centro Cultural em Benfica – Lisboa) estava organizado com seis meses de antecedência e já contava com a confirmação de mais de 60 escritoras lusófonas espalhadas entre o Brasil e a Europa, além de uma exposição em homenagem aos 40 anos de profissão da escritora portuguesa Alice Vieira. Com a inesperada pandemia (covid-19), adiamos para maio de 2021. Mas ao produzir as colectâneas de poesia, prosa e conto, que marca esse evento, Adriana Mayrinck, produtora cultural e editora da In-Finita, além de responsável pelo Movimento em Portugal e organizadora dos Encontros anuais, entre outras iniciativas, agendou o lançamento virtual para setembro. Em tempos de quarentena começou a promover iniciativas para manter todas as 234 participantes integradas. São autoras que escrevem em língua portuguesa e participam de vários movimentos literários e sociais, e  que vivem em Portugal, Brasil, Bélgica, França, Suíça, Itália, Alemanha, Espanha, Londres, Luxemburgo, Croácia, Dinamarca, Irlanda e até Estados Unidos. Após alguns eventos virtuais para divulgação surgiu a ideia de não mais adiar. Vamos realizar além do dia 25 (data marcada para o lançamento das colectâneas) os dias 26, 27 e 28 de SETEMBRO para agregar virtualmente todas as mulheres lusófonas, envolvidas no universo da escrita, separadas geograficamente e que contribuem para para o emponderamento feminino, causas sociais e o fortalecimento da literatura em língua portuguesa. 
O evento acontecerá em LIVES no Facebook e vídeos disponibilizados no Youtube, com convidadas a criarem os seus painéis, temáticas e participações de forma colaborativa e gratuita. Estamos ainda construindo a programação, mas devido ao interesse, acreditamos que será necessário mais um fim de semana. A programação é mesclada com diversos painéis em temas variados, interações musicais, depoimentos, performances, declamações, em vídeos, além do lançamento em videoconferência da colectânea Mulherio das Letras 2020 e de livros coletivos e individuais.
Como a ideia é desperta a atenção para a sororidade e para as diversas vozes da mulher na sociedade, muitas convidadas participam de outros movimentos literários que se seguiram em desdobramentos do pioneiro Mulherio das Letras. Estamos todas unidas por uma única causa, que é enraizar a mulher como ser pró-ativo, pensante, criador e em igualdade.
O II Encontro Mulherio das Letras Portugal fará uma homenagem às mulheres que destacaram-se na literatura e na cultura luso-brasileira, entre elas, Alice Viera (portuguesa que celebra 40 anos de vida profissional), Maria Valéria Rezende (escritora brasileira e idealizadora do Movimento Mulherio das Letras), a escritora Laura Areias, portuguesa erradicada em Recife, falecida em 2019, com mais de 45 livros publicados. E também, Clarice Lispector e Amália Rodrigues pelos seus 100 anos de nascimento, simultaneamente, comemorados em 2020. Haverá um tributo a Olga Savary (escritora e poeta) e a todas as vítimas do coronavírus.

Em 2018, o evento aconteceu em março, com parceria na organização realizado por Beth Olegário e Noemi Alfieri, investigadoras da Cham na Universidade Nova Lisboa. E no Palácio Baldaya foi organizado por Adriana Mayrinck. Foram 4 dias de muita troca e movimentação literária, com diversas participações vindas do Brasil e da Europa, entre mesas de discussão, palestras, rodas de conversa, painéis, sarau, performances, música, exposição, feira do livro e o lançamento das colectâneas em edição comemorativa ao dia internacional da mulher.

O Mulherio das Letras Portugal é um movimento espontâneo vinculado ao movimento Mulherio das Letras Nacional - Brasil, mas de carácter autônomo e colaborativo. Administrado pela produtora cultural e editorial Adriana Mayrinck (In-Finita), começou em março de 2018, em Lisboa e reúne autoras que escrevem em língua portuguesa, nascidas, residentes ou que visitam Portugal para divulgar a literatura e a cultura lusófona. A nossa missão é promover e criar oportunidades de encontros e fortalecer o intercâmbio das autoras lusófonas espalhadas pelo mundo, em diversas ações promovidas com o apoio do Palácio Baldaya (Centro Cultural em Benfica - Lisboa), e demais parceiros, realizamos além do Encontro anual, lançamentos e apresentações de livros, coletâneas, oficinas, saraus, tertúlias, círculos de leituras e discussões, entre outras atividades. E mantemos vínculos também com o Brasil e demais países da Europa, promovendo ações de divulgação através parceiras atuantes no mercado literário.

Sobre o Mulherio das Letras
O Mulherio das Letras Nacional no Brasil, foi criado em 2017 pela escritora Maria Valéria Rezende. É um coletivo feminista literário, de autoras brasileiras, diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral. O grupo com representatividade em quase todas as cidades do Brasil, também tem coordenação em Portugal, Itália, Europa e Estados Unidos.
O objetivo é reunir profissionais relacionadas à produção literária e cultural, de autoria feminina. O objetivo é divulgar/promover e criar oportunidades de encontros para dinamizar e fortalecer o vínculo entre as mulheres envolvidas no universo literário, que se propõem discutir questões da mulher nas áreas da literatura, arte e da cultura. É um movimento em progressão e que ocorre com desdobramentos, são mais de sete mil mulheres que trabalham no sentido de promover, através do uso das tecnologias de informação e comunicação, o empoderamento feminino - não apenas como um direito humano fundamental, mas como base necessária para a construção da igualdade de gênero.
Nos Encontros anuais, realizados por enquanto no Brasil, em Portugal e na Itália, tentamos agregar e acolher todas as escritoras, autoras, leitoras e simpatizantes que fazem da escrita, uma caminhada sem fronteiras para a divulgação da língua portuguesa.

Acompanhe-nos! Participe!
Blogues:
Mulherio das Letras Portugal :
II Encontro Mulherio da Letras Portugal:
TWITTER: @mulheriopt
YOUTUBE:
Acompanhe e Inscreva-se: canal In-Finita https://www.youtube.com/channel/UC7EzlBnCfH3NT_TM8RkHq8Q

Informações

Parcerias que ajudam a fortalecer as ações do Mulherio das Letras Portugal:

In-Finita, Toca a Escrever, Toca a Falar Disso,
Ser Mulher, Projecto Solidário - cancro de mama (Lídia Moura Lsm - representante em Lisboa - Adriana Mayrinck),
Associação Mulher Migrante (Ana Casanova Pinto - Suíça),
Sonora Festival Lisboa (Coletivo das Mulheres Compositoras - Isabella C. Bretz - Lisboa),
Palácio Baldaya,
Zénite Bar Galeria,
Livraria Mulherio (Silvia Schmidt, Brasil)
Awaking Connection.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso