terça-feira, 21 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ELISA PEREIRA


Agradecemos à autora ELISA PEREIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

Tem momentos que parece que eu estou a viver dentro dum filme de ficção assustador mas quando acordo, constato que é mesmo a triste realidade do nosso presente.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Ao início não afectou, pelo contrário pois aproveitei para colocar no papel todos os sentimentos que me apoquentam a alma e como eu estava num grupo fantástico de Escrita Criativa escrevi bastante e registei no papel muito do que vivi.  
Agora confesso que tenho estado mais parada mas preciso voltar a escrever. 

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

A lição que fica é que a saúde, é realmente o mais importante! 
Vamos valorizar ainda mais o ar que respiramos, o amigo que abraçamos e a riqueza de ter uma família. Reaprendemos a escutar com mais atenção a sabedoria dos mais idosos, a agradecer a comida que colocamos na mesa e por ainda termos um Lar. 
Sozinhos conquistamos pouco, unidos conseguimos muito mais e ajudamos a melhorar o mundo. 

4 - Os movimentos de integração da mulher, influenciam no seu cotidiano?

Estou atenta a esses movimentos e fico por feliz por estes existirem. 

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Escrevo nas páginas de Facebook:
- O SonhoDoTomas para o meu livro infantil 
e na página -Umpoemademimparati para partilhar os meus poemas. 
Além dessas partilho também no Instagram. 
O maior retorno é o carinho dum gosto ou de lindas palavras a enaltecer o que escrevi. 
Por vezes, em momentos de tristeza,  é um comentário que me dá ânimo e força para continuar a partilhar o que escrevo. 

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

Felizmente cada vez mais, se ouve falar de grandes nomes femininos no mundo da Escrita! É o justo reconhecimento do grande esforço destas mulheres. 
Ser mulher dá-nos a sensibilidade, a empatia, a emotividade para estarmos atentas ao mundo em redor e escrever sobre o mais fraco. 
O mais difícil, por vezes é conciliar todas as suas exigentes tarefas, o que acaba por afectar a sua própria disponibilidade para escrever e participar noutros eventos. 

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Pretendo continuar a escrever... 
A curto prazo e a longo prazo, conseguir editar mais livros. 

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das Letras em Portugal?

Gostava que tivesse a divulgação e acesso a workshops ligados à escrita. 
Estabelecesse ainda mais elos de ligação e dinâmicas com autoras brasileiras.  
Aliar mais a escrita a causas sociais. 

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Tenho várias que adoro mas escolho a autora Elisabeth Gilbert, que escreveu "A grande magia".
É um livro inspirador, que me foi oferecido pelos meus primos e diz: "que devemos escrever para nós e porque isso nos faz feliz!"
O livro descreve o processo de escrita e dei por mim várias vezes a sorrir e a reflectir sobre o que a autora escreveu. 
A escrita tornou-se mais que uma paixão, é mesmo uma necessidade e uma missão.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

- Posso musicar um poema teu? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso