quinta-feira, 2 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - MARIA GOMES CABANA


Agradecemos à autora MARIA GOMES CABANA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial? 

Para mim está pandemia  nos veio mostrar quem de fato se preocupa com o seu semelhante e quais as desigualdades existentes a nível mundial em todos os aspectos .

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu  processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Enquanto autora este momento afetou em grande o meu processo  de escrita, pois mesmo o pouco que fiz por escrever englobou sempre este momento trágico que vivemos. Fiz sempre por escrever algo, havia momentos que por muito que tentasse não saía uma palavra apenas, estava sob um bloqueio e apática.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Ficará uma lição histórica de que nada somos sem família e amigos. E de que apenas um beijo ou um abraço que gostamos de dar será apenas recordação. Agradecer a todos quantos para nós trabalharam arriscando a vida para que nada nos faltasse.

4 - Os movimentos de integração da mulher influenciam no seu cotidiano?

Sim influenciam, pois me dá exemplo de mulheres lutadoras que deram de um tudo para mostrar ao mundo que somos fortes, basta o nosso querer!

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Divulgo os meus escritos através da minha página do Facebook, em saraus, e concursos, a declamar a minha poesia. Participação em coletâneas e um livro de poesia editado. Sim, todos os comentários até agora têm sido generosos, os quais agradeço!

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

Só há bem pouco tempo é que as mulheres se puderem dar a conhecer em todo o seu esplendor, através da sua escrita, dantes viviam em gavetas fechadas. A partir do momento  que se fizerem escutar, e ler, escreveram tudo os que lhes vai na alma sem filtros,dando força a outras mulheres para seguirem seus exemplos. 

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Enquanto autora pretendo divulgar a minha escrita há muito guardada. Mostrar através dela todas as minhas vivências, e sentires em relação a tudo o que me rodeia! A curto prazo, quero continuar a divulgar os meus escritos através do Facebook, saraus e concursos, mas agora está tudo parado infelizmente. A longo prazo quero voltar a editar outro livro.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das  Letras em Portugal?

Gostaria que fossem discutidos os temas do trabalho infantil, a mulher enquanto política, a mulher enquanto escritora e como não poderia deixar esquecer a violência física e psicológica em relação a todas as mulheres a discriminação racial.
E o modo como em certos países e religiões a mulher e tratada.

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Tenho Florbela Espanca como minha autora preferida em seus Sonetos maravilhosos. Agora estou lendo Natália Correia em (O sol nas Noites e o Luar nos Dias).

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia? 

Porque não há igualdade de direitos entre todos os seres humanos?

Apenas porque há uma pequena parte que não o quer e faz sofrer a maior parte da humanidade. Para que haja igualdade, liberdade e fraternidade,  todos temos que trabalhar em prol disso mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso