quarta-feira, 29 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... FREDERICO DANTAS VIEIRA


Agradecemos ao autor FREDERICO DANTAS VIEIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Me considero um aprendiz que cuida e escreve. O cuidado com o outro e pelo outro me faz forte, me ajuda no exercício da minha profissão (como psicólogo) mas também como escritor. A palavra escrita grita e me representa.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

É para mim uma necessidade. Uma forma de sentir e lidar com a realidade e com o que me afeta.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

A espontaneidade é fundamental, nela o exercício da escrita é ainda mais potente. O cuidado com a linguística é importante desde que não limite a criação ou a espontaneidade.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Eu produzo mais poesia. Escrevo poesia desde o final dos anos 90.  Hoje escrevo contos, tenho um romance em andamento mas a poesia é uma catarse que realizo quase que diariamente.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Transmito afeto, reflexão sobre a vida, sobre as coisas da vida. Transmito amor mas também provocações sobre a realidade, as relações e sobre a sociedade.

6 - Quais as suas referências literárias?

Carlos Drummond de Andrade, Úrsula Le Guin, Fernando Pessoa, Clarisse Lispector.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Afeto e dedicação para chegar nas pessoas, conquistar atenção e presentear o dia a dia das pessoas com palavras que inspirem.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Porque é um importante modo de chegar nas pessoas, de oferecer novas formas de sentir e perceber a realidade.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Porque toda a coletividade traz consigo muita potência de transformação. Várias leituras da vida e das coisas da vida, multiplicidade que as diferentes visões de mundo traz.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Se me pudessem perguntar como gostaria de viver, eu responderia de poesia. Ainda é um sonho e vivo esse sonho a cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso