segunda-feira, 27 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... ADRIANO FARIAS RIOS


Agradecemos ao autor ADRIANO FARIAS RIOS pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Defino-me como alguém que considera o “só sei que nada sei”, de Sócrates, como fundamental para a constante metamorfose que é o ser humano. Isso me faz alguém que tem no equilíbrio, na sensatez e nas possibilidades de mudança aspectos pertinentes para o percurso da vida em sociedade.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Verdadeiramente, para mim, é uma necessidade, visto que tenho na escrita uma forma de expressar meus sentimentos e a impressão que tenho sobre a própria existência humana. Pra mim, é “terapêutico” e contribui para minha saúde emocional.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Os dois aspectos são importantes pois são complementares, parecem garantir uma escrita completa.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

O lírico, especificamente o poema, pois permite a expressão dos sentimentos de uma forma mais incisiva e direta além de permitir o uso de musicalidade por possibilitar as rimas e o uso das palavras com uma certa liberdade.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

As contradições existentes na existência humana: alegria, tristeza, mansidão, ira, inveja, altruísmo, por exemplo. A pretensão é transmitir aquilo que faz do ser humano, humano.

6 - Quais as suas referências literárias?

Machado de Assis, José de Alencar, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Tornar mais “popular” textos que muitas vezes ficam restritos a um pequeno público.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Ser poeta e influenciar pessoas.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Para ampliar meu universo literário e compartilhar os textos que escrevo.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Além das referências literárias que destacou anteriormente, existe alguma obra literária que seja fundamental para aqueles que escrevem e mesmo para a compreensão da própria existência humana? Por quê?
Sim, O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, pois nos chama para um encontro com a sensibilidade.

4 comentários:

  1. Meu amigo Adriano é um poço de sensibilidade e sabedoria e por isso já é um poeta e influenciador daqueles que estão ao seu redor.

    ResponderEliminar
  2. Tú te tornas eternamente responsável por tudo que cativas....

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!!! Além de buscar a compressão humana através das tuas poesias , nos deixa cativados com sua sensibilidade. Muito bem Adriano 🤝

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, arrasou nas respostas. Professor Adriano um poeta apaixonado pelo Pequeno Príncipe!😊

    ResponderEliminar

Toca a falar disso