sábado, 25 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... HELENA MONTEIRO


Agradecemos á autora HELENA MONTEIRO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Bem, essa autodefinição, acredito que é uma dificuldade que todo ser humano tem. Posso dizer que me enxergo como uma pessoa sensível, leal, sonhadora e, com muita garra para correr atrás dos meus sonhos. 

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever, para mim, é uma necessidade básica, elementar; assim como o ato de se alimentar, tomar água, dormir, respirar. É algo latente ao meu ser. Enfim, preciso desta para re-dignificar a minha existência.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

As duas questões são importante para o desenvolvimento de um bom trabalho. Porém, tudo nasce a partir da espontaneidade. Depois, num segundo momento, aprimoramos essa escrita.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Sinto-me mais confortável no gênero lírico. A poesia me permite a liberdade de transbordar sensações e emoções muito particulares que não consigo expor de outra forma. 

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Uma possibilidade de “existência”, para além da dor, da solidão, da angústia, do amor, da paixão... etc e tal!

6 - Quais as suas referências literárias?

Tenho algumas referências, de quando cursei Letras, fui inspirada por um professor da Universidade – UFRN/RN, Humberto Hermenegildo. Ele me proporcionou um outro olhar sobre os textos literários, no caso, o “distanciamento”, através desse viés percorremos as obras de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Fernandes, Zila Mamede, Auta de Souza, Nísia Floresta, Luís da Câmara Cascudo. Ele era Professor de Literatura Brasileira. E, me fez enxergar e conhecer a produção literária existente no Rio Grande do Norte.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Primeiro o trabalho dos autores e autoras, a essência que norteia toda a produção; depois as biografias destes e destas. 

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Esse universo da escrita é uma longa estrada, penso que cada pessoa que adentra neste mundo tem perspectivas diferentes... no meu caso, penso que nada é para agora; que algum dia serei parte de uma história, um recorte que seja, de uma história construída através da escrita de Helena Monteiro.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Tenho algumas produções solos, e gosto dessa ideia de trabalhos conjuntos, enriquecem a obra em si.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Quais as dificuldades que você encontra no meio literário?
Muitas dificuldades, começando pelas questões financeiras, porque livro é um artigo de luxo. E, como tal, um bom escritor precisa ter acesso à leitura. Só que a aquisição de livros não é tão fácil, além de uma infraestrutura ou aparato que você deve ter para poder produzir, reelaborar suas produções. Como também participar de seminários, grupos de estudos, essas são algumas, entre tantas outras...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso