terça-feira, 14 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... RENATO GALVÃO


Agradecemos ao autor RENATO GALVÃO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Bom. Sou tranquilo, principalmente por causa da idade (rsrs). Mas, não deixei de ser ativo, dinâmico, criativo e realizador. Eu costumo dizer que não tenho sonhos, tenho metas e sempre as conquisto ou cumpro.

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Não encaro como necessidade e muito menos passatempo. Escrevo desde nove anos.
Embora minha profissão tomasse muito o meu tempo, mesmo assim, sempre encontrei tempo para escrever. Digo que pra mim, escrever é um prazer, uma dádiva concebida por Deus.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Acredito que os dois. Um texto bem escrito e de acordo com um cuidado para não assassinar a língua portuguesa é mais fácil de ser compreendido. Aqui no Brasil estão matando a língua portuguesa. Talvez essa seja uma das causas do brasileiro não criar ou cultivar hábito de ler.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Eu sou meio eclético. Gosto de escrever poesias e ficção cientifica, além de outros temas.
Pesquisa histórias do passado da Terra e outros acontecimentos como arqueológicos, por exemplo, e crio o enredo encima e personagens com esses conhecimentos. É o caso do livro que estou escrevendo (Os Caminhos de Blu Leka). A sinopse deste livro começa na pré-história, passa por histórias bíblicas e de povos que viveram no passado de nosso planeta, como sumérios, babilônios e outros. Meu personagem, aos 16 anos, trabalha na construção da Arca, porém morre no diluvio por não poder entrar na mesma na hora do cataclismo e por vai... rsrs

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Com as poesias, amor, carinho, compaixão, perdão e muitos sentimentos bons. E com a ficção científica entendimento dos erros do passado para que não se repitam no futuro, ou seja, conscientização...

6 - Quais as suas referências literárias?

Ai é doideira! Rsrs
Euclides da Cunha (por causa de Guerra de Canudos). Carlos Drummond de Andrade. C. W. Ceram (por causa de Deuses, Túmulos e Sábios), Zecharia Sitchin, Erich Von Däniken, J. J. Benitéz, Nanci Penna (Trilogia Guardões), Cláudia Coelho (Sob a Luz Vermelha), Charles Berlitz e muitos outros...

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Divulgação nas redes sociais, entrevistas e resenhas na rede comunicação.
Ou seja, propaganda, propaganda e propaganda.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Bom. Muitos investem em escrita pensando em retorno financeiro rápido e fama. Coitado! Isso não é rotina e quase nunca acontece. Eu prefiro um reconhecimento verdadeiro e honesto. É bom quando alguém fala algo bom ou ruim de um livro que você escreveu principalmente, quando o livro se torna conhecido pelo seu conteúdo e não por uma campanha de propagandas...

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Coletividade é tudo em todas as áreas. É o que esta faltando nesse mundo individualista que vivemos. Minha avó costumava dizer: “Duas mãos lavam o rosto, quatro se ajudam”. É legal participar de algo onde várias pessoas têm suas opiniões próprias e suas ideias de escritas ou trabalho diferente umas das outras. Isso somado, só pode dar um bom resultado...

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que você precisa para viver bem?
Paz... E esta, Graças a Deus, eu conquistei...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso