sexta-feira, 24 de julho de 2020

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... MARIA JOÃO ABREU


Agradecemos à autora MARIA JOÃO ABREU pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto pessoa?

Defino-me como uma mulher com jeito de menina, simples e humilde, com misto de inocência e algo de ingenuidade.
Mas também uma mulher guerreira e decidida, terna e doce. Com um coração do tamanho do mundo (e isto ás vezes torna-se num defeito... sofre-se mais). Uma expressão que define muito isto é esta que a minha mãe tem muito por norma usar para comigo... “lá estás tu a querer ser a Madre Teresa de Calcutá... depois queixa-te!” KKK

2 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Para mim é um passatempo mas apenas quando sinto necessidade de escrever. Um passatempo sem obrigatoriedade de dia, hora, local... ou qualquer outro condicionamento.

3 - O que é mais importante na escrita, a espontaneidade ou o cuidado linguístico?

Decididamente a espontaneidade. A meu ver na escrita nada é mais genuíno do que transcrever o que sentimos sem estarmos muito preocupados com o “embelezamento” linguístico, pois o que interessa é que quem nos lê os sinta.

4 - Em que género literário se sente mais confortável e porquê?

Poesia, porque tenho uma tendencia natural desde miúda para rimar, e sinto mais facilidade em escrever assim.

5 - O que pretende transmitir com o que escreve?

Apenas tento exteriorizar emoções sentidas que trago na alma.

6 - Quais as suas referências literárias?

Não tenho grandes referências literárias... desde que o que leia me diga algo!
E não precisa necessariamente ser de um autor(a) em concreto, ser contemporâneo(a) ou conhecido(a) a nível literário.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de obras literárias?

Um marketing apelativo sem dúvida; quer nas redes sociais, quer em programas de rádio da especialidade, livrarias/Bibliotecas, e ainda em eventos de escrita (lançamentos de livros, encontros, saraus, etc).  E o “passa palavra“ de autores já mais conhecidos também ajuda muito.

8 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

A curto prazo, lançar em Junho de 2021 o meu primeiro Livro intitulado “Mulher Menina”.
A longo prazo, o tempo o dirá.. mas para já não tenho muitas ambições neste universo.

9 - Porque participa em trabalhos colectivos?

Porque me desafiam! 😊 E claro para dar a conhecer o que escrevo e tentar passar as minhas mensagens em forma poética a um público mais amplo.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Quando escreve tem algum tema preferencial?
Responderia: Sem dúvida: o Amor, a Amizade, a Paz, Sonhos. Sentimentos sentidos, sentimentos sonhados que gostaria de ver em prática neste nosso actual mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso