quarta-feira, 3 de junho de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - JÉSSICA RODRIGUES


Agradecemos à autora JÉSSICA RODRIGUES pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

Eu a percebo como um desafio para lidar com o inesperado e com a luta contra um inimigo invisível. É muito triste a perda de tantas vidas humanas. Dói a sensação de impotência frente aos impactos diretos e indiretos que a pandemia traz.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu  processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Sim, afetou muito. Mas tenho oscilado neste período. Já estive em um vazio de ideias, com os pensamentos devastados por tudo o que tem ocorrido e, assim, sem condição de escrever nada. Mas, em contrapartida, já acordei em uma manhã inspirada, grata pela vida e saúde, escrevendo três textos sucessivos. A escrita é mesmo assim surpreendente.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Que não damos conta de tudo. Que nem sempre ou quase nunca detemos o controle da vida. Que cada momento conta, as pessoas são importantes e a saúde essencial. Gostaria de acreditar que teremos (seremos) pessoas melhores depois disto tudo, porém, desconfio que muitos ainda não terão aprendido.

4 - Os movimentos de integração da mulher influenciam no seu cotidiano?

Sim. São elo e fortalecimento em meio ao caos. A mulher é ser potente e os movimentos femininos, necessários para valorizar todo este potencial. Ao me perceber parte de um grupo coeso em ideais e ideias, me identifico, reafirmo e cresço. Os movimentos de integração da mulher vislumbram possibilidades para além do vivido.

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Como autora independente faço a divulgação nas redes sociais, através de parcerias e participação em eventos literários. Não é um caminho fácil, mas o retorno tem sido bom. Ver meus escritos se espalhando entre as pessoas e com boa aceitação do público é um retorno muito positivo. Tenho me alegrado em especial com o alcance do público infantil com o qual sempre lidei enquanto professora e difusora da literatura e, que agora, encontra valor na produção de minha autoria. Adultos às vezes ficam receosos em opinar, mas as crianças costumam ser sinceras e, quando dizem que gostaram da história é porque gostaram mesmo! Fico feliz por isso.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

No meu ponto de vista o mais positivo é o movimento que as mulheres fazem. Muito já foi alcançado, embora ainda tenhamos muito por fazer. É trabalho de formiguinha mesmo. Resultado das ações de mulheres fortes que nos antecederam, da ousadia de mulheres do nosso tempo e de um legado para as gerações futuras. Mas o ganho está mesmo no movimento, pois as mulheres são ativas e o estado de mera aceitação e apatia não nos cabe. A busca por igualdade de oportunidades, aceitação e reconhecimento da mulher não só na escrita, mas em toda cadeia  produtiva do livro, ainda se mostra um entrave. Contudo, ao invés de o enxergarmos como obstáculo ou empecilho, temos o tomado como impulso para continuar.

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Quero que o que escrevo seja lido, apreciado, aprimorado, expandido e que a minha escrita impulsione outros a ler e escrever também. A curto prazo acredito que este alcance (já iniciado) se fortaleça e,  a médio prazo, se consolide não como fama ou status, mas como ganho pessoal e profissional na carreira docente. A longo prazo desejo contrato com uma editora que apoie minhas publicações vindouras.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das  Letras em Portugal?

Seria interessante a discussão sobre recursos de mídia digitais em divulgação literária e editorial. Gostaria de saber mais sobre os critérios de seleção em concursos literários e antologias também. Os temas recorrentes sobre protagonismo feminino devem ser mantidos, visto serem norte para os movimentos de integração da mulher. Encontros com representantes de editoras também seriam muito bem-vindos.

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Difícil esta pergunta. Tenho me permitido circular e conhecer, pois acredito que motivação e inspiração não têm fontes únicas, mas diversas. Gosto da poesia de Cora Coralina e Marina Colasanti, aprecio as crônicas de Clarice Lispector e a escrita cotidiana forte de Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. São referências, mas escritoras contemporâneas não tão conhecidas têm me despertado muito ultimamente.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

“O que te faz escrever, qual sua motivação para a escrita?” A resposta seria o poema de capa do meu primeiro livro solo, o A vez e a voz da palavra, publicado em 2019.

Escrevo porque me falta voz
E deixo que pelas palavras
Se desatem os nós
Registro porque a memória falha
Me escondo, me faço
Percebo, cresço e apareço
Porque pelas letras sonho
Caminho sem mover os pés
Recobro o ânimo
E nas entrelinhas
Recrio um novo viés
Escrevo para me revelar
Me acho e descubro
O que não posso
É me deixar calar

15 comentários:

  1. Jessica, você traduziu pensamentos e emoções que estamos sentindo neste momento. Desejo que continue inspirada para revelar o que se encontra dentro de nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço pela leitura, Janaína! Sigamos!😉
      Fico feliz por se identificar com o texto.Obrigada!

      Eliminar
  2. Jéssica Rodrigues,
    Parabéns e sucesso na sua caminhada!

    ResponderEliminar
  3. Jéssica Rodrigues,
    Parabéns e sucesso na sua caminhada!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Jéssica!Suas percepções acerca da escrita, da poesia, desse momento atual, enfim, da vida, são muito pertinentes! Sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por sua leitura e partilhar de ideias.Obrigada!😊

      Eliminar
  5. Jéssica Rodrigues, é com muito orgulho e emoção que acompanho seu percurso. Que seus objetivos sejam alcançados e que você inspire muitas mulheres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz em saber! Agradeço o carinho.Sigamos transformando migalhas em alimento, para fortalecer as asas e estimular novos vôos...

      Eliminar
  6. Tocante o poema:
    A vez e a voz da palavra
    Parabéns, sucesso!

    ResponderEliminar
  7. Agradeço à In-finita pela entrevista.
    Obrigada pelo convite e veiculação.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Agradeço a leitura, Cláudio. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada!

      Eliminar

Toca a falar disso