segunda-feira, 1 de junho de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - MARIA LEONOR COSTA (NONÔ)


Agradecemos à autora MARIA LEONOR COSTA (NONÔ) pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

Infelizmente, fenómenos pandémicos acontecem na história da humanidade de tempos a tempos. Esta pandemia veio provocar uma enorme revolução social e económica sobretudo e vai ser um marco histórico equivalente ao 11 de setembro.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

Este momento trouxe-me mais tempo livre e com isso uma muito maior disponibilidade para criar e escrever sobre este tema e sobre outros temas. Para mim, à exceção da doença, este período tem sido muito benéfico.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Os efeitos da pandemia ainda se vão notar durante algum tempo. Surgindo uma vacina poderemos retomar as nossas vidas. A mim esta doença fez-me pensar muito na natureza e na sua resposta face à nossa clausura. Dá que pensar?

4 - Os movimentos de integração da mulher influenciam no seu cotidiano?

Claro que sim, sou a favor do empoderamento feminino, sem sobreposição ao masculino, mas de igualdade de direitos entre géneros. Considero que quanto a isto, na sociedade portuguesa, ainda terá de haver uma grande revolução de mentalidades. Nós as mulheres temos o dever de nos apoiarmos mutuamente.

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Eu divulgo o meu trabalho num blogue, nas redes sociais, no Youtube e publico regularmente em antologias. Por vezes concorro a concursos. Gostava de interagir mais com outros escritores. Vou recebendo um crescente apoio nas minhas ações.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?
Não sei se neste momento a mulher é secundarizada no campo da escrita. Felizmente, já há muitas escritoras reconhecidas. Acho que há leitores para todos os géneros. O mercado português é que se mantém pequeno, mas felizmente mais aberto do que num passado recente.

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Enquanto autora a curto prazo pretendo publicar livros, tenho vários na calha.
A longo prazo ser reconhecida pelo meu legado como alguém que através das suas palavras influenciou, ajudou e apoiou muitas pessoas.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das Letras em Portugal?

Temas relacionados com a edição e a publicação de livros. Assuntos sobre escrita criativa de vários géneros. Como as mulheres se podem apoiar umas às outras para chegarem mais longe. Juntas somos mais fortes!

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Sou influenciada por tudo aquilo que vivo e que leio. Neste momento tenho comigo a poetisa Natália Correia – “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica” e a obra completa de Matsui Bashô famoso autor de Haikus.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Como chegou até aqui? E como consegue manter a atualização diária do seu blogue?

Cheguei até aqui desafiando-me sempre a escrever mais e melhor. Mantenho a atualização do meu blogue com muita paixão, muita disciplina e muita criatividade. Tendo sempre como objetivo agradar, ajudar e influenciar pela positiva o leitor.


1 comentário:

Toca a falar disso