sábado, 30 de maio de 2020

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL - CARLA FÉLIX


Agradecemos à autora CARLA FÉLIX pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Qual a sua percepção para essa pandemia mundial?

Tenho uma percepção mutante da pandemia mundial, inicialmente tive dificuldade em perceber que teria mesmo de parar e estar em casa. Preocupa-me a não adoção de medidas internacionais que visam combater este inimigo invisível e universal.

2 - Enquanto autora, esse momento afetou o seu processo produtivo? Em tempos de quarentena, está menos ou mais inspirada?

A minha criatividade surge de dois mundos: dos problemas, da revolta pela desigualdade social e do contato com o mar. Tenho escrito menos. Aproveitei mais para reler o que já escrevi e já publiquei. Sendo um tempo de maior partilha poética.

3 - Quando isso passar, qual a lição que ficou?

Que não controlamos o mundo, o tempo, os acontecimentos… tudo é imprevisível!

4 - Os movimentos de integração da mulher influenciam no seu cotidiano?

A energia positiva e acolhedora de alguns movimentos são importantes. As mulheres são muito críticas e têm dificuldade por vezes em separar a mulher escrita e a mulher do dia a dia…

5 - Como você faz para divulgar os seus escritos ou a sua obra? Percebe retorno nas suas ações?

Faço divulgação na minha página do facebook Melodia nos Versos – Carla Félix, partilho poesia em vários grupos de poesia e/ou dos Açores dedicados à fotografia (partilhando poesia com fotografias).

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita para a mulher?

Uma mulher que escreve é uma mulher que pensa, que tem coragem de dizer o que sente, torna-se livre pelas palavras o que é positivo. Não encontro pontos negativos, faço da escrita um prazer e não espero muito…

7 - O que pretende alcançar enquanto autora? Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

O destino trouxe-me ao mundo da escrita. Desfruto desta aprendizagem diária e de evolução. Quero lançar um próximo livro contudo devido a toda esta situação as ideias que tinha a médio prazo, deixei para um longo prazo.

8 - Quais os temas que gostaria que fossem discutidos nos Encontros Mulherio das Letras em Portugal?

É sempre importante falar nos direitos das mulheres, na mulher com direito a uma voz, a uma opinião, à prevenção das questões da violência doméstica. Existem mulheres que ao lerem libertam-se e realizam actos de coragem.

9 - Sugira uma autora e um livro que lhe inspira ou influencia na escrita.

Todas as obras da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen inspiram-me. 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Viver nos Açores é um limite ou ponto de partida?
Viver nos Açores limita a participação em imensas atividades de partilha e aprendizagem. A poesia é mais valorizada em verso livre além fronteiras. Nos Açores temos uma tradição enraizada das rimas populares ligadas as festividades. No entanto, viver aqui possibilita sentir a natureza em pleno e o silêncio embalado na maresia sendo inspirador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso