quarta-feira, 25 de março de 2020

Em tempos de quarentena - ZÉ CARLOS ALBINO


fomes
tenho fome de ser gente
tenho fome de liberdades
tenho fome de companhias, boas ou más
tenho fome de carinhos de quem me ama
tenho fome de passear na minha terra, tal como ela sempre foi sendo
tenho fome de viajar, nem que curtas
tenho fome da oralidade em que somos o que somos
tenho fome de mim tal como venho sendo
tenho fome de inspirações variadas
tenho fome de encontros de surpresa
tenho fome de conversas sobre tudo e nada
tenho fome de tudo o que é viver

e da fome ao medo
é um pulo de pés juntos,
sendo o medo um quarto escuro e sem portas,
tenho medo de não voltar a ser eu em pleno
tenho medo que nos mantenhamos fechados
tenho medo que nada do que devia mudar no mundo, fique na mesma
tenho medo que voltemos a tempos antigos de misérias várias
tenho medo que a liberdades fiquem enfraquecidas
tenho medo de não resistir a tantas fomes e medos

mas vozes amigas lembram-me
que sempre fui um combatente
que os encaminhou para caminhos de emancipação
que já resisti a tantos desaires e a mortes batendo-me à porta,
ancorado nestas vidas passadas
vou tentar fazer das tripas coração
dando alimentos às fomes´
fazendo dos medos avisos para os conseguirmos combater,
transformando o sobreviver dos tempos actuais
em vidas, mesmo que curtas,
de caminhos vivos e esperançosos,
voltando a ser eu mesmo !

zé carlos albino,
Messejanana, 19-20-21-22 de Março de 2020.

Todos os textos publicados na rubrica EM TEMPOS DE QUARENTENA são da responsabilidade exclusiva dos autores e os direitos respectivos apenas a eles pertencem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso