quarta-feira, 9 de outubro de 2019

IN-FINITA APRESENTA... - AGARRAR O TEMPO, DE CARLOTA MARQUES CANHA

Às vezes o melhor que podemos fazer por um livro, e respectivo autor, é dar a conhecer a primeira impressão. Assim sendo, aqui fica a introdução que CARLOTA MARQUES CANHA escreveu para o seu livro Agarrar o tempo - pensamentos sem tempo.


A vida apresenta-nos desafios e obstáculos que, por vezes, são penosos de serem ultrapassados. Mas são esses desafios e obstáculos que levam a que nos atrevamos a posicionar-nos em caminhos mais certos e a rumarmos para futuros que nos fazem sair do nosso pensamento limitado para descobrirmos soluções e fazermos escolhas que, sobretudo, nos levam a ver portas, onde apenas víamos muros intransponíveis.

A coragem e determinação para vencer as vicissitudes que a vida nos apresenta é das mais estimulantes sensações quando somos postos à prova perante desafios futuros e fazemos acontecer os ideais e sonhos que comandam a nossa mente, onde o insucesso ou o medo não devem encontrar lugar. É nesse encontro com o nosso eu mais profundo que damos a nós mesmos um voto de confiança e tomamos a decisão imediata sobre aquilo que queremos fazer e sobre o caminho que vamos percorrer dali em diante.

Foi com essa convicção e experiência pessoal que – após ter arrumado a escrita num passado longínquo da minha juventude, em que as minhas vivências e experiências pessoais eram ainda pouco significativas, em que os receios de avançar e alguma insegurança não me deixavam dar o passo seguinte – vinte anos depois renasce e surge uma vontade enorme de transcrever pensamentos, sentimentos e emoções, soltar ideias e acreditar que o projeto de escrever saiu do papel e toma uma forma a que dou asas: a um sonho real e não apenas de papel.

Sinto que estou num novo ciclo da minha vida em que me questiono sobre muita coisa e em que a escrita de poemas surge como um ato de expressão de sentimentos, sensações, palavras que soltam emoções para quem lê e me deixam pensar que estou a reinventar-me na minha criação que me conduz a escrever aquilo que os meus olhos percecionam e sentem e a estar em paz comigo própria e com o mundo.

Nesta chamada reinvenção, dou-me a oportunidade de criar e seguir um novo caminho de esperança, de convicções, de confiança e fé que, corajosamente, me põem à prova. E não fosse eu uma mulher de gostar de desafios, a vida não teria o encanto que encontro e no qual acredito, e, seria, certamente, um desencanto com o qual não teria tempo a perder.

CARLOTA MARQUES CANHA

BIOGRAFIA
Nascida e natural de Lisboa é licenciada em Tradução económica-jurídica na vertente francês e inglês pela Universidade Europeia e com uma Pós-graduação em Gestão Comercial e Marketing pelo ISTE Porto.
Iniciou o seu percurso profissional em Assessoria de Direção em diversas empresas multinacionais onde se mantém em funções na área de legal no Grupo Jerónimo Martins.
É escritora com o lançamento do seu primeiro livro de poesia “Agarrar o Tempo” - Pensamentos sem tempo. Para além do género de poesia gosta de escrever prosa, crónicas, contos e letras originais de músicas.
Gosta de desafios e fazer coisas diferentes, o teatro e o gosto da representação acabaram por surgir ligados à vontade de compor personagens, compor histórias para um romance que pretende escrever a médio longo prazo. Nos seus tempos livres, para além da escrita, leitura, danças latinas, gosta de fotografia, captar momentos que servem de inspiração para a sua escrita, para a criação de pensamentos, ideias.

Sentir e escrever sobre a vida, os outros, as aprendizagens e experiências recebidas são o que mais a movem na sua busca constante de evoluir como pessoa, como mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso