sábado, 6 de julho de 2019

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES ATLÂNTICAS A... VIEIRINHA VIEIRA


Agradecemos à autora VIEIRINHA VIEIRA pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever antes de mais tem vindo a ser uma profissão, não porque vivo da escrita, mas pelo tempo despendido e amor aplicado. Porque encaro a escrita com seriedade, responsabilidade e respeito. Depois porque sempre foi uma necessidade pessoal e íntima para além de ser onde passo boa parte do meu tempo. Tempo  esse onde me construo e construo a minha vida. Nada é por acaso, sou escriturária faz 20 anos este final de ano. 

2 - Em que género literário se sente mais confortável?

O género literário que mais gosto é o lírico, infantil e dramático.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

Tudo começou como uma necessidade que passou a ser uma inspiração e tem virado profissionalismo devido às exigências.

4 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Que o mundo pode realmente ser melhor, está nas nossas mãos. Afinal a união faz a força, a questão é: "Para que lado pende as decisões do mundo? Porquê? Como? Quem faz essas decisões?"

5 - Qual o seu público alvo?

Todo o público é alvo. O chamar atenção para a importância do pensamento e do seu estado, tudo isto não é uma questão de ser iluminado como alguns senhores pretende fazer parecer e sim de reflexão. Até porque nunca me vi como melhor que ninguém, até porque a importância que nos é dada, "principalmente aos literários de raiz", é nula. E o silêncio diz muitas vezes mais que uma palavra. Todos nós achamos que sabemos pensar e que o nosso jeito de pensar é o correcto a verdade é que no decorrer da vida, a própria vida nos vai provar que não é bem assim. Sou apenas mais um ser, a querer estar na sociedade, ativo fazendo aquilo que gosto e aplicando o talento que possa ter e explorar.

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

Já li livros de diversos autores dos mais conhecidos aos menos, dos considerados pelos críticos melhores e menos bons. Hoje em dia apesar do tempo escasso para a leitura seleciono mais. No entanto é nos seus reflexos, convergências e divergências que mergulho para criar referências. O mundo: As minhas sensações a plenitude do meu eu. Talvez seja isto poesia ou a minha vida seja apenas ficção.

7 - Quais as suas referências literárias?

Todos lemos Camões "Lusíadas", Florbela Espanca, António Nobre, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Miguel Torga, Mia Couto mas também já li a bíblia, Osho, António Damásio, mais contemporâneo Pedro Chagas Freitas, Veronica Roth, Nora Gray e Leonard Cohen e alguma filosofia (livros escolares dos miúdos)

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

Escrever! Participar como coautora, estar presente nos eventos literários e disponível sempre que convidada ou solicitada.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita? 

Tudo. O Universo é rico e hoje mais que nunca sinto que tenho muito a explorar de mim, sempre fui justa e os meus valores sempre defini como tal. Já mudei várias vezes no decorrer da minha vida, mas continuo reforçando os meus valores (mudo postura, reações, gestos, peso e roupas mas os valores são como raiz que me mantém viva).

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Quem ganhou o prémio Nobel da literatura? Eu  

1 comentário:

  1. Muito obrigada pela entrevista. Muitas felicidades no seu percurso literário!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso