domingo, 2 de junho de 2019

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES A... MARIA GABRIELA D'ANGELO


Agradecemos à autora MARIA GABRIELA D'ANGELO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever, para mim é uma necessidade, funciona como terapia. Só na escrita me acalmo e desabafo. Nada me ajuda tanto a aliviar as minhas "dores" como a escrita. 

2 - Em que género literário se sente mais confortável?

Penso que me enquadro nas vertentes de:  prosa poética e também poesia.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

Escrevo por inspiração, sempre pensei que o que escrevia, não era bom o suficiente para fazer disso uma fonte de rendimento. Até porque, não conseguiria escrever se me sentisse forçada, não teria a mesma "alma". Tudo o que escrevo, sejam textos longos ou curtos, escrevo muito rápido, por vezes em poucos minutos, não escrevo premeditadamente, mas sim porque no momento preciso de o fazer com urgência, embora escreva insistentemente como se algo me impelisse a isso. 

4 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Essencialmente, pretendo com a escrita exorcizar algo que me seja difícil de suportar.

5 - Qual o seu público alvo?

Acredito, que a poesia ou a prosa, se enquadram num público muito vasto. Reparo muitas vezes que a procura é, sobretudo, sobre literatura compreensível, na qual me enquadro, e não, na poesia escrita com emaranhados de palavras de difícil compreensão para a grande maioria dos leitores. 

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

A meu entender, penso que me enquadro bem na prosa poética e na poesia, até porque muitas das vezes, quebro todas as regras de uma e de outra, e as misture num único texto. 

7 - Quais as suas referências literárias?

Florbela Espanca, foi a primeira autora da qual li uma obra. Marcou-me definitivamente, embora na altura, só tivesse a idade de 10 anos. Já havia lido também alguns nomes sonantes, como Ari dos Santos, Cecília Meireles, e mais tarde Pablo Neruda. 

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

Nunca fiz muito. Aliás, não fiz praticamente nada, para poder divulgar o que escrevo. Tenho alguma informação acerca de o poder vir a fazer, devido a ter amigos que escrevem de profissão, outros que o fazem por prazer, e também outros que o fazem por ambas as coisas.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Nesta área da minha vida, tenho sido pouco ambiciosa, talvez por pensar que o que escrevo pode não ser interessante, uma vez que não sou conhecida. Ultimamente tem havido muita insistência para que eu divulgue, por essa razão resolvi enviar-vos os textos. 

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Pergunta: Porque razão escreve?
Responderia: Porque escrever, para mim, é exorcizar a alma. 

Acompanhem o projecto CONEXÕES ATLÂNTICAS neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso