segunda-feira, 3 de junho de 2019

DEZ PERGUNTAS CONEXÕES A... CELSO CORDEIRO


Agradecemos ao autor CELSO CORDEIRO pela disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Escrever é uma necessidade ou um passatempo?

Escrever é absolutamente uma necessidade espontânea sem dia nem hora marcada, sempre assim foi desde a minha adolescência e nunca fiz disso uma rotina ou algo de automatizado.

2 - Em que género literário se sente mais confortável?

Definitivamente na Poesia, tenho afastado deliberadamente outros géneros.

3 - O que escreve é inspiração ou trabalho?

Fundamentalmente Inspiração, mas quanto maior a experiência mais nos vamos tornando exigentes com o que escrevemos e acaba por ser inevitável o Trabalho em cima da Inspiração.

4 - O que pretende transmitir com a sua escrita?

Os meus pensamentos e os meus sentires e reflexões, que de forma verbal evito exprimir. Ao exprimir através da escrita o processo é mais fácil porque quando escrevo sou eu próprio o interlocutor, logo, permito-me ser autêntico e sem quaisquer filtros.

5 - Qual o seu público alvo?

Todos os que consigam de alguma forma sentir as suas próprias emoções através da leitura das minhas, todos os que de alguma forma sejam impressionáveis pela palavra poética.

6 - Em que corrente literária acha que a sua escrita pode ser incluída?

Nunca me defini nem me revi através de quaisquer correntes nem de influências de outros autores, sou absolutamente autodidacta sem preocupações de estilo que não seja a simples autenticidade. Daí que continue a definir-me como mero aprendiz de poeta!

7 - Quais as suas referências literárias?

Florbela Espanca e António Nobre são autores que marcaram profundamente o início do meu percurso pela Poesia, mas não os classificaria sequer como referências porque nunca procurei  em nada seguir o estilo de nenhum deles. Apenas me marcaram pelas emoções geradas.

8 - O que costuma fazer para divulgar o que escreve?

As obras que publiquei anteriormente fi-lo através de Editora e através da mesma expectei alguma divulgação, mas seguramente tem sido muito mais intensa e assertiva a divulgação através da rede social Facebook o que me permitiu vender a maior parte das minhas edições.

9 - O que ambiciona alcançar no universo da escrita?

Chegar ao máximo número de pessoas possível acima de tudo e contribuir de alguma forma para aumentar o público da Poesia em geral. O maior retorno que posso ter é a percepção de que a minha palavra pode gerar emoções em quem me lê e constatar que posso fazer aumentar o número de apaixonados pela Poesia.

10 - Que pergunta gostaria que lhe fizessem e como responderia?

Sobre a minha Poesia quaisquer que sejam as perguntas, sem escolhas, e as minhas respostas serão autênticas e genuínas no próprio momento, sem respostas calculadas ou estudadas. Sou apenas eu próprio a cada momento que vivo!


Acompanhem o projecto CONEXÕES ATLÂNTICAS neste link

1 comentário:

Toca a falar disso