domingo, 28 de abril de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... MARIA TERESA MOREIRA

Agradecemos à autora MARIA TERESA MOREIRA a disponibilidade em responder ao nosso questionário


1 - Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

Vejo o papel da mulher na literatura hoje sendo ainda mais urgente e fundamental, especialmente no cenário nacional. Estamos ganhando espaço e respeito, aos poucos e com muito trabalho, e nossa participação traz uma voz única, importante, criadora, reflexiva, que não pode se calar. Há muitas mulheres escrevendo, coisas lindas, e fazendo-se ouvir, encontrando espaços, criando brechas, fazendo pensar! Isso me entusiasma e me impulsiona a produzir, sentindo-me responsável e comprometida e impulsionada a compartilhar também meu olhar.

2 - Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Respondo de modo profundamente pessoal, e digo que cada palavra que escrevo brota do meu ser feminino. Não há como ser diferente! Escrevo como mulher, a partir de minha maneira de ver, sentir e expressar de mulher, que sou! E acredito que esta é a riqueza da literatura feminina! Não quero, com isso, romantizar e tratar essa questão de modo superficial e “cor de rosa”. De modo algum! Refiro-me à força e à habilidade feminina de dizer, de lutar, de criar, de uma maneira que nos é tão peculiar!


3 - Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Gostaria de poder responder essa questão de maneira muito acadêmica e embasada, citando autoras e influências… mas não seria verdadeira. Escrevo por necessidade, escrevo transbordando. Não tenho pretensão nenhuma exceto a de expressar o que experimento e o que ouço, de maneira que fale e toque e faça pensar e ajude a viver. Não sou técnica, ainda que esteja sempre procurando, sim, aprender mais para expressar-me melhor. Mas não consigo encaixar-me, enquadrar-me.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

São fundamentais! Me parecem importantes por dois motivos principais:  para nós mulheres, para nos unir, para identificar nossas forças e capacidades, talentos e possibilidades, e, por outro lado, para mostrar à sociedade, à nossa cultura ainda tão impregnada de uma mentalidade patriarcal que estamos unidas, e que abraçamos nossas forças e capacidades, nossos talentos e possibilidades. Esses movimentos nos ajudam a conquistar o espaço que nos cabe!

5 - O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Essencial? É uma pergunta importante…! Não somente o que é importante ou o que é possível ser feito para divulgar, mas sim, o que é realmente essencial...?
Eu diria que essencial mesmo é ser uma literatura pertinente, utópica e verdadeira, humana e eloquente, atual e instigadora. Correndo o risco de ser um pouco ingênua e idealista, digo que acredito que se a literatura cumprir o seu papel mais elevado, ela será desejada e buscada.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Eu diria que os pontos positivos e negativos do universo da escrita são praticamente os mesmos pontos positivos e negativos de viver…!

7 - O que pretende alcançar enquanto autora?

Amei esta pergunta! Não que eu tenha grandes pretensões quando escrevo, como já mencionei em outro tópico, mas porque respondê-la me dá a oportunidade de dizer um pouco da minha paixão pela vida, pelas pessoas, pela Beleza, pela Palavra…! Pretendo alcançar o lado mais humano meu e de quem me lê, gerando tal silêncio interior que seja capaz de gerar um novo fôlego, um novo olhar, uma nova esperança, e que seja assim uma peça na construção de um mundo melhor, criando uma onda de amor.

8 - Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

A curto prazo estou trabalhando num projeto de levar Poesia às pessoas, num trabalho muito íntimo e pessoal, formando grupos dos mais diversos universos femininos, que se juntem para conversar e dialogar a partir da Poesia. Tem sido uma realização pessoal esse contato direto com as pessoas! Tenho dois livros que serão lançados neste ano, um já no mês de março próximo. A longo prazo, quero criar um espaço físico que seja Casa da Poesia, voltada especialmente para mulheres. Estou ainda amadurecendo este projeto.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Sugiro as obras de Valéria Victorino Valle e o livro que sugiro é “Zona de desconforto” de Lindevania Martins.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Gostaria que me perguntassem sempre aquilo que me dá oportunidade de revelar-me, mais e mais. Tenho quase uma obsessão por entregar-me, por revelar-me. E me entregaria inteira ao respondê-las, como o fiz respondendo a estas perguntas…!


BIOGRAFIA

Maria Teresa Camargo Regina Moreira, pedagoga formada pela Unicamp, viveu em doze cidades, em três países diferentes. Ganhadora de concursos aos 8 e aos 13 anos em Campinas. Publicou artigos em sua vida adulta em revistas religiosas. Publicou o livro “Como educar e ser feliz” em 1993 pela editora Raboni. Publicou seu primeiro livro de poesias, “50 Tons da Menopausa” de forma independente em 2017. Seu poema “Expectativa” foi selecionado para o livro “100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018” lançado pela Literarte. Tem poesias já publicadas e a serem publicadas na Folhinha Poética. Teve também poemas selecionados no projeto “Declame Para Drummond 2018”, para a exposição “O Brasil que eu quero” e para a Coletânea “O Protagonismo feminino no cenário nacional”. Prefaciou o livro “Antes que o dia termine, agradeça”. Faz parte do Mulherio das Letras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso