terça-feira, 26 de março de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... SARA TIMÓTEO


Agradecemos à autora SARA TIMÓTEO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

A meu ver, o papel da mulher na literatura atual consiste em não procurar agradar a ninguém. Este é um desafio muito difícil e comum a todas as pessoas num momento em que, cada vez mais, se procura converter um autor num vendedor de livros. Recuamos, assim, até à época retratada por Sócrates (via Platão), em que havia quem procurasse agradar às multidões, perambulando de cidade em cidade em busca do maior público e dos patrocinadores mais abastados. O dilema entre criar e imitar permanece, pois, após tantos séculos, e a mulher no seio da literatura atual não lhe está imune.

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Para o universo feminino são remetidas as memórias de infância e as dores inconfessáveis de cada um de nós. Por isso, talvez exista uma influência do universo tradicionalmente associado ao feminino sobre o processo de escrita.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Formalmente, creio enquadrar-me no experimentalismo (com recurso à inter semiose); concetualmente, no realismo. A mensagem que procuro transmitir poderá ser perspetivada como culturalista.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

Os movimentos de integração da mulher revelam-se essenciais para que a sociedade e a comunidade pratiquem um maior respeito pelas opções de cada um.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Qualidade.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

O ponto forte do universo da escrita é o amor pela beleza, exceto quando desemboca em vaidade.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Relembrar que a esperança existe e trazer beleza à vida de quem decida ler as palavras por mim redigidas.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Quer a curto, quer a longo prazo, pretendo tornar-me mais precisa e melhor naquilo que empreendo.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Perto do Coração Selvagem por Clarice Lispector. É uma obra de referência sobre a maldade (que é diferente do mal). É difícil crer que se trate de um livro escrito durante a adolescência da autora.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que é, para si, ser feliz? Viver bem e proporcionar alegria a quem me rodeia.


BIOGRAFIA
Sara Timóteo Póvoa de Santa Iria/Portugal Sara Timóteo nasceu em Torres Vedras, viveu em Alfama e em Haia e reside na Póvoa de Santa Iria. Em Portugal publicou, desde 2011, uma dezena de livros em diversos géneros e tem três livros editados nos Estados Unidos. Tem múltiplas participações em obras colectivas e, sempre que o tempo permite, faz questão de aparecer em eventos literários, sejam saraus, tertúlias ou lançamentos de livros de outros autores

1 comentário:

  1. Muito interessante a sua abordagem sobre o mundo tocado no feminino, aliás nada melhor que ser-se o co-criador das mudanças, o ser autêntico, é neste momento que a beleza se eleva ao encontro de si mesmo. Muitos parabéns!

    Isa Patrício

    ResponderEliminar

Toca a falar disso