sábado, 23 de fevereiro de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... TÂNIA DINIZ


Agradecemos à autora TÂNIA DINIZ a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?

Vejo a mulher com grande domínio na literatura atual. Há uma imensa produção, em todos os níveis e a divulgação, apoiada nas redes sociais, se  faz  imediata e abrangente. 

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Sendo o meu universo, se faz presente todo o tempo. Meu olhar feminino é para qualquer circunstância. 

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

Nem sei dizer sobre isso. Sempre me considerei lírica, romântica, um tantinho erótica e apaixonada pelo realismo mágico...  e faço poemas, contos e haicais.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

São importantíssimos para cada vez maior conscientização de si, de sua condição de mulher, e  melhor atuação como indivíduo na sociedade.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Acho essencial ter um bom trabalho a mostrar e estar sempre na "vitrine". Porque percebo, hoje em dia,  como recebemos uma avalanche de informações o tempo todo, se as pessoas não são lembradas de você, a maioria das notícias se perde, até pela falta de tempo de checá-las todas. Não acho coisa fácil de ser feita mas, como autoras, temos que buscar fazê-lo.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivo é você passar suas ideias e emoções para as pessoas, atingir o leitor, levando-o a se divertir e refletir sobre um tema, sobre a vida, ampliar sua percepção de mundo. De negativo, talvez, às vezes, uma certa exposição do autor, sujeita a críticas desnecessárias e más interpretações.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Gostaria de alcançar justamente isso. Emocionar e  levar o leitor à reflexão e, assim, levá-lo a novos entendimentos, ampliar sua percepção para o Belo e para o novo. Como editora-idealizadora do Mulheres Emergentes, já me tornei fonte de pesquisa e levo a Poesia pelo mundo, encontro autores novos... pura alegria e realização.

8 – Cite um projeto a curto prazo e um a longo prazo.

Meu curto prazo é imediato mesmo, rsrs. Como meu mural poético Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz, está completando 30 anos - fato inédito e histórico para uma publicação alternativa - quero um ano pleno de comemorações, publicações, festas, exposições, palestras, tudo o que for possível para celebrar. (www.mulheresemergentes.com) .
Mais a longo prazo quero publicar alguns livros que já quase mofam lá na gaveta.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Os dois últimos lançamentos de Sílvia Simone Anspach, A última esquina do tempo, contos e Melocromática, poemas de tinta, sons, sangue e pó. 

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Não tenho nada em especial. Qualquer que seja feita responderei sinceramente e com alegria.


Sobre a autora:
Tânia Diniz - Belo Horizonte, capital de MG.  Brasil. Graduada em Letras pela UFMG. Poeta, editora, contista, haicaísta, professora, editora-idealizadora do mural poético Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz, há 30 anos. Publicação pioneira, já considerada histórica, tornou-se fonte de pesquisa, enfatiza o feminino e traz autores novos junto aos já conhecidos; de circulação internacional. A autora tem vários livros publicados, participa de inúmeras antologias e é citada em diversos Dicionários de Escritore(a)s. Trabalhos publicados, impressos e virtuais, no país e exterior.

2 comentários:

Toca a falar disso