sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

DEZ PERGUNTAS MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL... ISABEL FURINI


Agradecemos à autora ISABEL FURINI a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 – Como você vê o papel da mulher na literatura atual?


A mulher continua conquistando espaços, porém ainda é preciso percorrer um longo caminho. Ainda existe o preconceito quando se trata de literatura feita por mulheres, quando se afirma que seus escritos são de pouca profundidade.

2 – Em que medida o universo feminino influencia na hora de escrever?

Como dizia a filósofa francesa Simone de Beauvoir, o ser humano não nasce assexuado. Desde o momento do nascimento muitas experiências vão construindo o universo feminino, e esse universo interior é expresso em seus textos.

3 – Em que corrente literária acha que a sua escrita se enquadra?

A professora Fátima Gonçalves apresentou sua tese baseada no livro de minha autoria “Os Relógios de Dalí”, no curso de pós-graduação em Literatura e Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Concluiu que as poesias do livro mostram a perspectiva de dueto envolvendo traços do passado e do presente. Ela afirma que o livro mostra literatura de características mescláveis ou ecleticismo (mistura de tendências estéticas). Estou de acordo com essa análise, porque nunca submeti minha poesia a formas fixas. Minha poesia é elaborada a partir de sentimentos e de pensamentos.

4 - Que importância dá aos movimentos de integração da mulher?

Penso que são espaços importantes. A sociedade tem tendência a colocar a mulher em lugares inferiores.

5 – O que acredita ser essencial para divulgar a literatura?

Neste momento penso que é importante conhecer e usar as ferramentas oferecidas pelas redes sociais. A internet mudou o mundo, e é preciso acompanhar essas mudanças.
Outro aspecto fundamental é deixar a mesquinharia de lado. Por exemplo: há alguns anos participei de uma antologia e quando solicitei a uma das escritoras que divulgasse o trabalho das outras participantes em seu blog, respondeu-me que não poderia, pois estava dedicada a divulgar a própria obra. Esse pobre ser não sabia que a vida é feita de trocas, de diálogo, de gentilezas. Se em um grupo um ajudar o outro, todos chegarão mais longe.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

O universo da escrita permite expressar pensamentos, sentimentos, emoções, afetos e desafetos. É uma forma de catarse.
O ponto negativo é que o escritor precisa agradar (e encontrar) seu público, pois escreve para ser lido. A literatura apreciada por um universitário é muito diferente da literatura aplaudida pelo povo. É muito difícil um autor conseguir ser aceito pelos dois tipos de leitores. Raramente um leitor de Harry Potter lê a Metamorfose de Kafka, e vice-versa.

7 – O que pretende alcançar enquanto autora?

Tocar com meus poemas as cordas da alma do leitor. Escrevemos para comover e cativar.

8 – Cite um projeto em curto prazo e outro em longo prazo.

Espero terminar um livro de poemas para crianças no primeiro semestre. Nos próximos anos gostaria de publicar meu livro de poemas “Os Corvos de Van Gogh” em outras línguas.

9 - Sugira uma autora e um livro (contemporâneos).

Amo os poemas de Neide Archanjo. Considero que os versos da Neide têm profundidade oceânica.
Indico o belo livro Infinita Sinfonia de Helena Kolody, editora Insight.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Como divulga seus poemas?
Divulgo os poemas no blog Literatura de Isabel Furini: http://isabelfurini.blogspot.com/



Biografia:
Isabel Furini é escritora, poeta, palestrante e educadora,  coeditora da Revista Virtual Carlos Zemek de Arte e Poesia; seus poemas receberam  prêmios  no Brasil, Espanha e Portugal; é autora dos livros de poemas “Os Corvos de Van Gogh” e “,,, e outros silêncios”; é presidente da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF), membro da Academia de Letras do Brasil/ PR; Foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação Cesar Egido Serrano (Espanha), em 2015;  recebeu Comenda Ordem de Figueiró. Realizou recitais poéticos na 36a. Semana Literária do SESC & XV Feira do livro da UFPR, em 2017, e um Recital Poético bilingue (espanhol/inglês) na Biblioteca Pública de Burlingame, Califórnia, USA, em 2018.

2 comentários:

  1. Parabéns Isabel. Gosto muito das suas respostas cultas e atuais.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela sua entrevista, Isabel perguntas e respostas bem elaboradas. Gostei muito,representou grandemente todos os escritores de prosa e verso. Abraços!

    ResponderEliminar

Toca a falar disso