terça-feira, 15 de janeiro de 2019

IN-FINITA APRESENTA... DEIXEI O CORAÇÃO FALAR

Por vezes o melhor que podemos fazer por um livro, e seu autor, é dar a conhecer a primeira impressão. Assim sendo, aqui fica o prefácio que Maria Antonieta Oliveira escreveu para o livro, DEIXEI FALAR O CORAÇÃO, de Anabela Santos.

Prefaciar um livro raramente é tarefa fácil e, quando esse livro é a realização de um sonho de alguém, que debitou em poesia, muitas passagens da sua vida, vida essa que desconhecemos na totalidade, a tarefa, essa tal tarefa, tem vários rumos a seguir, eu, segui o que podeis ler neste meu mini prefácio.

Anabela, é uma mulher-menina com muitos sonhos desfeitos e uma vida vivida d recordações e anseios.

A menina de laçarotes e cabelo ao vento, correndo, rindo e saltando, é visita assídua nestas suas recordações, em que os caminhos floridos se cruzam neste seu destino poético.

A saudade é transcrita entre sonhos de menina e vivências de mulher e é manifestada em muitos dos seus poemas. “Sonhar é viver / Deixar acontecer” palavras de Anabela inseridas no seu poema Felicidade.

Encontros e desencontros. Amores e desamores.

Revolta de solidão. A tal solidão acompanhada, que muitos de nós sentimos e não a sabemos descrever, aqui neste livro, a Anabela, deixa em poesia essa sua relação com a solidão acompanhada. O poeta, é por natureza um solitário, mesmo que à sua volta existam milhões de pessoas.

A liberdade, a necessidade de ser livre, de voar, viajar nas asas de uma borboleta e finalmente conseguir ser feliz. Um grito à procura da felicidade.

Para o leitor mais distraído, nada como lembrar o que o grande Fernando Pessoa, disse:
O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a  fingir que é dor
A dor que deveras sente.

Isto para dizer que nem sempre o que escrevemos corresponde ao nosso verdadeiro eu, ao nosso verdadeiro dia-a-dia, podemo-nos inspirar em algo ou alguém, num local, num instante, num momento, numa qualquer realidade que pode não ser a nossa.
A Anabela decerto não fugirá a esta regra, pelo que este seu livro para além de um desabafo, de uma libertação de sentires, poderá ser também a constatação do mundo que a rodeia.

Parabéns Anabela!

Maria Antonieta Oliveira

Maria Antonieta Oliveira é autora, tem 5 livros publicados e é coordenadora da Colecção Entre Versos.


Colecção Entre Versos (7 autores).
Número I – Deixei O Meu Coração Falar – Anabela Santos
Lançamento dia 13 de janeiro às 15:30 no Palácio Baldaya
Edição Limitada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso