sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EU FALO DE... O BANCO AMARELO DO ARPOADOR

LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO PELA AUTORA
Podem conhecer a autora neste link


Dois seres que se cruzam no acaso do destino e se complementam, pelo menos a espaços, movidos por ânsias de mudança e pelo amor que sempre sonharam. Duas histórias particulares que, apesar das diferentes vivências, os aproximam.

Um homem, longe de casa, tenta reencontrar-se e procura, no exotismo de outro continente, colmatar as carências que sente. Mas tocado pela dúvida deixa-se reprimir pela razão que a idade lhe concede. Uma mulher tenta refazer-se, após ter sido tocada pela tragédia mais dilacerante que qualquer ser humano consegue suportar, e assim retomar os trilhos da vida que acredita merecer.

Ele encanta-se pela beleza, jovialidade e o modo extrovertido dela. Ela apaixona-se pelo charme, elegância e a atenção que ele lhe devota. Ambos deixam-se enredar pelo apelo da carne e limitam-se a viver apenas os momentos de intimidade que partilham. Quando juntos, o mundo parece reduzir-se a eles. Nada mais existe. Eles são tudo o que respira e vive.

No entanto, nele existe uma tremenda luta interior entre a descrença nos sentimentos e a possibilidade de finalmente ser feliz. Por mais que queira cortar as amarras que o prendem, há sempre algo que o faz recuar.

Nela sobressai a necessidade de um ombro que a conforte, ampare e ajude a olvidar o sofrimento do passado. Ela acredita ter encontrado nele o porto de abrigo que procurava.

Pouco a pouco, nem sempre de forma intencional, cada um deles vai dando sinais dos seus fantasmas. Ela fala abertamente sobre o que sente, ele revela acidentalmente o que o atormenta. Ela tenta superar as diferenças entregando-se cada vez mais. Ele tenta reprimir-se e usa qualquer pretexto para que a relação fique estanque. Ambos querem um futuro diferente mas... enquanto ela faz acontecer, ele insiste em deixar a razão do medo sobrepor-se ao desejo da felicidade.

Ela afasta-se mas conserva a esperança de manter o relacionamento porque o ama sem reticências e, cada vez mais, acredita que o destino é ficarem juntos. Ele nega interesse para lá do platónico mas sofre com a ausência dela. Ele vai atrás dela. Ela recebe-o de braços abertos. Ela quer. Ele nega querer. Ela insiste e ele, apesar das evidências e dos sintomas, persiste na negação. Contudo, existirá sempre o banco amarelo do Arpoador a uni-los.

O vento, o mar, os cheiros, os sabores, as cores e a luz do Rio de Janeiro. Tudo isto faz parte do cenário tropical que a autora, Deborah Almeida, usou para criar o enredo desta história de amor, que pode ter muitos finais. Entre encontros e desencontros, ela teceu e entrelaçou as vidas dos dois personagens, de modo tão natural que, até as atitudes, porventura, mais insensatas e pitorescas nos parecem verosímeis. Para tal desiderato, talvez não seja estranho o facto do personagem masculino, um anglo-saxónico, ser também o narrador: isto é, a história que nos é contada, neste livro, é a versão dele. Ficamos a saber as suas percepções sobre os episódios vividos enquanto casal que quer ser mas, por vontade dele, ou por força das suas incertezas, dificilmente será. Ficamos a conhecer as qualidades e defeitos que ele vê nela, e do inverso apenas as suposições dele. Assim, ao lermos cada linha, somos acometidos pela curiosidade de saber se a versão dela seria a mesma.

Seja como for, e em resumo, este O BANCO AMARELO DO ARPOADOR - uma breve história de amor, tem 84 páginas, divididas em 28 capítulos, que se lêem num fôlego e faz-nos desejar que a autora, um dia, nos brinde com outro romance da mesma história mas com a narração a ser feita pela personagem feminina. Fica o desafio apenas porque fiquei curioso...

Recomendo, sem reservas, este livro de Deborah Almeida

Breve biografia da autora:

Deborah Almeida (1961) nasceu em Porto Alegre. É bacharel em Direito e aficionada pela leitura e a escrita. A aposentadoria em 2015 alavancou o início à carreira literária, escrevendo contos, crônicas e romances.

Os interessados podem adquirir o livro através deste link

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso