quinta-feira, 22 de novembro de 2018

IN-FINITA APRESENTA... BENDITAS & GUERREIRAS


LIVRO GENTILMENTE OFERECIDO PELO AUTOR

A seu modo, guerreiras e benditas, todas são certamente divindades.

A seu modo, ou a modo dos devotos, traçaram caminho diverso, torto mesmo, e outros resolveram segui-las. Transfiguraram-se em trilhas, modus vivendi, horizontes.
As mortais, deusas transmutadas em vida, fascinam mais. Inventaram-se desnudaram-se, revestiram-se de concreto e doçura. Não derivaram da imaginação alheia, mas da delas, decerto. Ao contrário, foram forjadas pela vida, tão inimaginável e tão presente. E umas viram-se nas outras.

Sobre elas, o médico Manoel Fonseca pesquisa, indaga, faz a anamnese, mas foge da terapêutica, não prescreve tratamento, até porque são hígidas (ou não) e, no receituário, prefere, para bem delas e nosso, recitar sonetos.

Já o poeta Manoel admira-as de longe, lusco-fusco de fantasia e realidade. Ensaia aproximação, troca mesuras, corteja-as, relata-nos suas façanhas, idealiza encontros e dele nascem sonetos.

Poesia e mulher, tantas vezes confundidas, embaralhadas (e embaladas) numa só. E uma alimenta-se na outra. Rima e cabelos, trova e pernas, redondilha e ancas, madrigal e sedução, enjambement e cavalgada.

E o poeta alimenta-se de todas. Fagocita e, em versos, as coloca no altar, santifica as guerreiras e humaniza as benditas.

Para a nossa adoração.

Felipe Barroso
Pastorador de Nuvens

Benditas & Guerreiras de Manoel Fonseca

Composto de 46 poemas divididos em quatro idades históricas: a Antiga, a Média, Moderna e Contemporânea, “Benditas & Guerreiras” acrescenta mais uma: a das deusas primordiais. Aquelas que antecederam a própria História. Pótinia da Turquia, por exemplo; Pacha Mama, do Chile que, como a outra, também se confunde com uma mãe universal; Cy, a deusa mãe brasileira; Iemanjá e Iansã, da África, e Brígida, uma deusa celta. As outras deusas, mais orientais, seriam Amaterasu, do Japão, e Aditi, da Índia.

Dividida em várias partes, “Benditas & Guerreiras”, de Manoel Dias Fonseca Neto, é uma homenagem às mulheres na história da humanidade. “Este livro, diz ele, logo no início, nasceu de uma indignação intelectual”. E explica. Afirma que sua mulher, Iracema Serra Azul, ficou perplexa quando percebeu que a maioria das deusas, na mitologia antiga, eram do sexo masculino e não feminino. Para dar mais evidência às deusas e às mulheres da História, por extensão, sugeriu ao marido, Manuel Fonseca que, além de médico e mestre em Gerenciamento de Sistemas Locais de Saúde, também é poeta, publicar um livro no qual as divindades e os heróis femininos e não masculinos fossem destacados. Foi assim que surgiu “Benditas & Guerreiras”.

Saibam mais do autor e do livro neste link

BENDITAS & GUERREIRAS - MANOEL DIAS DA FONSECA NETO - EXPRESSÃO GRÁFICA E EDITORA LDA


ASSESSORIA LITERÁRIA IN-FINITA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso