sexta-feira, 2 de novembro de 2018

DEZ PERGUNTAS A... JOSÉ LUIZ CAVALCANTE


Agradecemos ao autor JOSÉ LUIZ CAVALCANTE a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Zé Luiz é uma pessoa simples, que ama a vida, a natureza e as pessoas. Sua fé e esperança na humanidade me fez escolher a docência como profissão. A música, a poesia e ato de escrever são reflexos desses amores. Meus temas prediletos envolvem a vida e o viver das pessoas projetadas nos meus sentimentos e ambientadas na beleza do mundo.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

O nordeste é minha casa. Em tudo vejo sertão. As luzes do crepúsculo, o céu do cariri, a fauna e flora me fornecem a matéria prima para criar. O nordestino como parte de cenário é frequentemente abordado também.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Como ser que ama a vida, sinto necessidade de expressar meus sentimentos, impressões e opiniões. A poesia é uma forma de dizer o que quero sem necessariamente me prender a estética do mundo. Nela eu crio meu próprio universos, vivo amores, faço ode ao milagre da vida em seus mais variados aspectos, denuncio as injustiças e maldades que insistem em nos assombrar.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Uma barreira natural tem sido o incentivo à produção. Apoio a divulgação seja em eventos, mídias dentre outros. O fato que iniciativas como a da In-finita acaba sendo um movimento fundamental para superação dessas dificuldades.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

São fundamentais, pois tenho explorado, ainda que tímida, as redes sociais como forma de divulgação.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Escrita é comprometimento. Ao passo que lhe dá liberdade para expressar sentimentos, lhe traz responsabilidade sobre aquilo que escreve e difunde. Não vejo negatividade no ato de escrever, porém se o que eu escrevo conduz a disseminação de práticas negativas por quem lê, estamos falando de algo que deve ser analisado com cuidado. Escrever faz bem.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Canais como a internet, eventos alusivos à obra dos autores ajudam no processo de divulgação.

8 - O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Essencialmente produzido. Difundindo autores que ainda não são conhecidos. Participado de eventos e iniciativas com a In-finita.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Livro com Cheiro de Mar e Quixabeira de Josessandro Andrade.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que é a Flor de Cariri?
A flor de cariri é a vida, de cada pessoa sertaneja, caririzeira. É a beleza do milagre humano na metáfora do milagre da natureza.


Acompanhe este e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso