domingo, 26 de agosto de 2018

DEZ PERGUNTAS A... LAILTON ARAÚJO


Agradecemos ao autor LAILTON ARAÚJO a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Digo sempre que sou um autor que "brinca de escrever". A vida é uma eterna brincadeira na visão dos criacionistas. No olhar mais sério dos evolucionistas, viver é deixar que o acaso se molde de acordo com as circunstâncias e o tempo. Sonho com a criação e vivo a evolução no dia a dia.

Sou um cidadão do mundo e amante da liberdade. Fico do lado dos socialistas que praticam a democracia, dividem o conhecimento e os bens materiais. Luto por um mundo mais justo, igualitário no que for mais possível, sem fronteiras e com as pontes substituindo os muros. Aplaudo as artes, a união dos povos e o sincretismo religioso. A cultura da paz deve ser praticada todos os dias. Viva e deixe o outro ser humano viver com cidadania. O planeta Terra, a fauna e flora agradecem a todos aqueles que compartilham as ideias ecológicas.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Morei até os 16 anos em Sertânia - PE. Migrei para São Paulo - SP em 1976. Meus pais continuaram residindo no Sertão de Pernambuco. Após o falecimento de meu pai em 1999, minha mãe mudou-se para o Recife. Mantive sempre um laço afetivo e cultural com meus amigos, amigas e parentes no Nordeste do Brasil. Este universo nordestino de temas, cores, literatura e música estão presentes nas minhas composições em áudios (LPs, CDs e EPS - Álbuns Fonográficos) e "causos literários" na forma de contos, crônicas e críticas. As observações cotidianas de um menino sertanejo ainda continuam vivas em minha memória. Escrevo por intuição quando brinco... Aprendo sempre com outros grandes escritores! Serei sempre um eterno aprendiz...

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Minha maior motivação para escrever, talvez seja a crítica de dentro e fora. Como é bom ouvir alguém dizer: gostei do seu texto. Ou ainda: que escrita estranha (detonando a obra-prima de forma educada)! Um bom aluno observa, escuta, analisa, absorve e aprende.

A poesia é um momento de "viagem espiritual ou amorosa". Falo para todos: não bebo,  não cheiro e não fumo... Não sou careta (apenas careca), respeito as opções de consumo e gosto da poesia como forma de expressão de um momento especial.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Em qualquer área da criação artística existem barreiras. Qualquer sacerdote nas artes deve encarar os desafios como missão de vida. Hoje um autor "X" morre de tédio e fome. Amanhã - passados alguns séculos - um ser humano em forma de robô descobrirá o escrito do tal "X", processará as informações e as divulgarão para outras galáxias. O "X" chorão de 2018, e que pensou em desistir da citada missão literária se tornará uma estrela. E o talento do atual autor? Depende do nível cultural, educacional, tecnológico e financeiro de quem lê, avalia, publica e critica. Quem gosta de ler e comprar um livro no Brasil? Os encontros literários deveriam ocorrer semanalmente em todas as escolas dos países e em vários idiomas... É um incentivo para quem escreve com talento ou sem este. O autor é a peça fundamental no processo da nova ou velha visão de mundo, nas várias sociedades. As pessoas aprendem a escrever lendo bastante e escrevendo até bobagens. E a sobrevivência sem "grana"? Dicas: 1. trabalhe em outras profissões para pagar suas contas e se alimentar; 2. escreva à noite para alimentar sua alma e autoestima.  

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

As redes sociais são coadjuvantes na formação de opinião. Podem destruir a reputação ou levar um autor ao sucesso. Algumas se tornaram currais, agrupando "tribos" que perseguem os "textões" e propagam "fake news" (falsas notícias). Divulgação do bem ou mal, sempre vende algo. O autor é um produto para o mercado de mar calmo ou revolto, culto ou inculto...  

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Positivo: a liberdade de pensar e escrever.

Negativo: escrever apenas para ganhar dinheiro e fama.

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Ter cara de pau; qualidade artística; trabalho de divulgação nas diversas mídias; os pés no chão; humildade; visão política bem clara (de preferência voltada para o bem da humanidade); interação com os diversos públicos consumidores; integração multicultural e racial; união entre os diversos autores; um pouco de dinheiro para se investir em alguns exemplares de um livro autoral; participação em antologias de baixo custo com ampla distribuição.  

8 – O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Escrevo os "causos" diários e históricos de meu povo. Canto as letras autorais das músicas nos estilos: frevo, xote, baião, afoxé, maracatu, etc. A letra da canção "Nilo Brasileiro (Rio São Francisco) (Lailton Araújo / Wanderley Araújo) já é parte integrante em 03 páginas, de um livro de geografia do "EJA - Educação de Jovens e Adultos", governo do Estado de São Paulo, com tiragem de 600.000 exemplares. A gravação foi realizada pela "Banda Moxotó" - Álbum LP Junção das Águas - Ano de 1989, relançado na forma digital em várias plataformas mundiais, no ano de 2017. 

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

Tudo é possível quando sonhamos... Utopia?

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

Você é feliz vivendo sem dinheiro e fama?

Sim... Tenho o necessário para sobreviver. Posso me locomover nas cidades, ruas e campo; não gosto de luxo e ostentação; as pessoas só conhecem o que escrevo, crio e canto; não cultivo o culto à personalidade ou "cara"; sou socialista, humanista, pacifista e ambientalista; trabalho com liberdade e prazer; sou artista por opção no sacerdócio nas artes... Até "brinco de escrever". Será que já posso dizer que sou escritor, sem ficar constrangido? (rsrs)

Acompanhe este e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso