sexta-feira, 31 de agosto de 2018

DEZ PERGUNTAS A... CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES


Agradecemos à autora CARMEN LÚCIA DE QUEIROZ PIRES a disponibilidade em responder ao nosso questionário

1 - COMO SE DEFINE ENQUANTO AUTORA E PESSOA?

Não existe em mim a dualidade autor e pessoa, o que sou é um resultado do que herdei dos meus pais nordestinos sertanejos, dos quarenta anos como psicóloga, desvendando almas; de uma vida de hábitos simples, de alma romântica e sensível.

2 - QUAIS AS INFLUÊNCIAS DO NORDESTE NA SUA ESCRITA?

Tem uma grande influência, pois nasci e me criei ouvindo meu pai cantar Luiz Gonzaga, canções que falam da saga do povo nordestino, suas dificuldades, dos homens fortes e das mulheres guerreiras.

3 - O QUE LHE MOTIVA A ESCREVER?

As pequenas ou grandes cenas do cotidiano que me tocam e que eu faço uma leitura a partir dos meus sentimentos. Tomei o hábito de deixar fluir a emoção e se ela vem acompanhada de uma inspiração me ponho escrever.

4 - QUE BARREIRAS EXISTEM NO SEU PERCURSO COMO AUTORA?

Não sinto barreiras no meu percurso como autora. Talvez a nível pessoal onde a         timidez e a dificuldade de me fazer entender verbalmente, dificultem um trabalho mais pró ativa.  

5 - QUE IMPACTO TÊM AS REDES SOCIAIS NO SEU PERCURSO?

As redes sociais foram para mim um termômetro que me impulsionaram na divulgação do que escrevo. Antes era uma produção restrita que por vezes tinham um destino descartado. À medida que fui dando a conhecer aos amigos das redes sociais pude constatar a aceitabilidade, daí passei a ter um olhar mais confiante no que escrevia.

6 - QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO UNIVERSO DA ESCRITA?

De um modo geral não vejo negatividade. O autor pode conquistar ou não o leitor com a expressão do seu ser! Talvez o que não seja legal é quando se escreve sobre temas controversos e polêmicos que podem suscitar críticas infindáveis levando ao desgaste da obra e do autor.

7 - O QUE ACREDITA SER ESSENCIAL NA DIVULGAÇÃO DE UM AUTOR?

O conhecimento de sua obra pelos leitores, a pertinência do tema, a criatividade além da seriedade e fidelidade do autor na abordagem dos seus escritos.

8 - O QUE TEM FEITO ENQUANTO AUTORA, PARA O ENRIQUECIMENTO DA LITERATURA NORDESTINA?

Sou na verdade uma iniciante nesse quesito, embora tenha muita vontade de interagir com autores voltados para literatura nordestina, que tanto aprecio.

9 - SUGIRA UM AUTOR E UM LIVRO DO NORDESTE?

“GERIGONÇA DO NORDESTE: A FALA PROIBIDA DO POVO” de autoria do jornalista e professor Geraldo Queiroz que nos trás uma tradução de forma muito rica da linguagem utilizada por nós nordestinos em nosso cotidiano.

10 - QUAL A PERGUNTA QUE GOSTARIA QUE LHE FIZESSEM? E COMO RESPONDERIA? 

A pergunta seria: O que me fez buscar a escrita como expressão?
A resposta será sempre: A vantagem de me expressar melhor escrevendo do que falando pela dificuldade verbal de articular alguns fonemas, além de trazer dentro de mim essa necessidade imperiosa de expressar meus sentimentos através de versos.

Acompanhe esta e outros autores nordestinos neste link

1 comentário:

  1. Sempre brilhante, clara, transparente genuina e inteligente .Aprimora a si e aos outros com seu jeito doce de olhar o mundo

    ResponderEliminar

Toca a falar disso