sexta-feira, 24 de agosto de 2018

DEZ PERGUNTAS A... ANDRÉ GALVÃO


Agradecemos ao autor ANDRÉ GALVÃO a disponibilidade me responder ao nosso questionário

1 - Como se define enquanto autor e pessoa?

Como autor, sou um observador do mundo e admirador da literatura que há em tudo. Como pessoa, sou inquieto e inconformado. Isso me aflige, mas também me agrada.

2 - Quais as influências do Nordeste na sua escrita?

Nasci aqui, e tudo a minha volta me inspira, mas não só o que há de belo em nossa exuberante paisagem: as desigualdades, o abandono, os caos do cotidiano também são inspiração. Acho que essa mistura me inspira e influencia o que sinto, penso e escrevo.

3 - O que lhe motiva a escrever? E porquê a poesia?

Motiva-me a escrever a necessidade que sinto de expressar o que penso, de “colocar pra fora” pensamentos que às vezes não cabem em mim. Costumo dizer que, pra mim, escrever é um ato de libertação. É como consigo libertar meus fantasmas e angústias, além de refletir sobre o mundo e reverberar o que penso sobre o que nele acontece. Escolhi a poesia porque ela me encanta, e é, pra mim, o caminho mais rico em metáforas, e assim eu consigo melhor traduzir a minha visão sobre o que me cerca.

4 - Que barreiras existem no seu percurso como autor?

Acho que, além da dificuldade natural de um país que ainda não dá o valor que considero merecido à literatura, as maiores barreiras estão em mim mesmo. Na minha autocrítica (que também é muito importante), no meu receio em publicar textos que não julgo bons o suficiente e também a ocorrências de alguns períodos de “calmaria criativa”, quando não consigo produzir.

5 - Que impacto têm as redes sociais no seu percurso?

Não obstante a enxurrada de coisas negativas que elas trazem, não tenho dúvidas de que as redes sociais representam um importante meio de divulgação de novos e consagrados autores da literatura nacional e estrangeira. De uma certa forma, “democratizam” a divulgação de obras e autores. Dessa maneira, fica mais fácil divulgar o meu trabalho e conhecer o trabalho de outros autores, cujas obras são difíceis de encontrar nas livrarias.

6 - Quais os pontos positivos e negativos do universo da escrita?

Vejo como pontos positivos a satisfação de escrever e publicar, de interagir com outros escritores e com os leitores e de participar de eventos literários, onde sempre temos contato com novidades desse universo. O ponto negativo que vejo é o silêncio sobre o que produzimos. Quando publicamos, seja em livros ou antologias ou nos blogs, sites e redes sociais, criamos uma expectativa de leitura e consequentemente de análise, de comentários sobre o que foi escrito. E quando nada surge, dá uma sensação de vazio, como se ninguém tivesse lido. A crítica, mesmo quando negativa, é essencial...

7 - O que acredita ser essencial na divulgação de um autor?

Essencial é falar sobre as obras do autor, de suas virtudes e potencialidades. Enfim, dar mais destaque ao conteúdo que ele produziu. Claro que apresentar a história do autor e suas referências é importante, porém acredito que a melhor forma de divulgar o seu trabalho é discutindo suas obras.

8 - O que tem feito, enquanto autor, para o enriquecimento da literatura nordestina?

Acredito que, ao apresentar o meu olhar sobre o mundo a partir deste lugar e das minhas referências, estou levando um pouco desse contexto nordestino para o que escrevo. Nem tudo o que escrevo faz referência ao Nordeste, mas nasce dele, do que vivo aqui, ele é meu ponto de partida para contemplar a realidade. E sempre que publico algo ou demonstro minhas referências literárias, levo um pouquinho da cultura nordestina junto comigo.

9 - Sugira um autor e um livro do Nordeste!

José Inácio Vieira de Melo - A Infância do Centauro.

10 - Qual a pergunta que gostaria que lhe fizessem? E como responderia?

O que escrever representa na sua vida? Um encontro íntimo comigo mesmo, um mergulho nas emoções, medos e reflexões mais pessoais, de onde tiro fôlego e inspiração para construir os textos que tanto me ajudam a viver. Escrever é um ato de libertação!

Acompanhe este e outros autores nordestinos neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso